Últimas Notícias
ES vai vacinar crianças de 5 a 11 anos sem prescrição médica
O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande nesta segunda-feira. Não há, no entanto, uma previsão para o início da vacinação

Vacinação contra a covid-19. Foto: Agência Brasil
O Espírito Santo vai vacinar crianças entre 5 e 11 anos de idade contra o novo coronavírus sem a apresentação de prescrições médicas. A confirmação foi feita pelo governador Renato Casagrande em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira (27) e vai contra uma decisão do Ministério da Saúde.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
No Espírito Santo não será exigido prescrição médica para aplicação de vacinas aprovadas pela @anvisa_oficial em crianças de 5 a 11 anos. A segurança da imunização é incontestável e os resultados comprovam sua eficácia. Para vencer a COVID-19 precisamos proteger a todos.
— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) December 27, 2021
O uso do imunizante já foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e te respaldo também da comunidade científica, inclusive da Sociedade Brasileira de Pediatria.
A defesa pela vacinação das crianças, no entanto, vai contra uma decisão do próprio governo federal. No último dia 23, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que só vai vacinar o grupo mediante prescrição médica e de um termo de consentimento pelo pais ou responsáveis.
Apesar do debate, não há ainda uma previsão de quando a campanha será iniciada. De acordo com Queiroga, a decisão de como deve ser a vacinação será anunciada no início de janeiro.
Procurada, a Secretária de Estado da Saúde (Sesa) afirma que assim que puder iniciar a vacinação das crianças, não será exigido prescrição ambulatorial e que outras orientações serão publicadas em Resolução CIB (Comissão Intergestores Bipartite).
