fbpx

Coluna Vitor Vogas

Conheça os novos secretários do governo estadual

Seis secretários de Estado entregarão o cargo até sábado (2) para disputar as eleições deste ano. Os substitutos de quatro deles já estão definidos por Casagrande. E os outros dois… quase lá.

Publicado

em

Da esquerda para a direita: Tyago Hoffmann, Alexandre Ramalho e Lenise Loureiro. Foto: montagem a partir de fotos de acervo pessoal

Seis secretários do governo Casagrande entregarão o cargo até o próximo sábado (2) para poderem disputar as eleições deste ano. Os substitutos de quatro deles já estão definidos. E os outros dois… quase lá. Saiba quem são os novos secretários já escolhidos para as pastas de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Turismo. E os que podem vir a ser anunciados nos próximos dias para a Agricultura e a Segurança.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Desenvolvimento Econômico

Na Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, Tyago Hoffmann (PSB), será substituído pelo nº 2 na hierarquia da pasta: o subsecretário de Gestão e Parcerias, Ricardo Claudino Pessanha, filiado ao PSB, mas com perfil técnico. Hoffmann será candidato a deputado estadual pelo partido do governador Renato Casagrande. Na quarta-feira (30), às 18 horas, realizará uma prestação de contas em um cerimonial em Barro Vermelho, Vitória.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Desenvolvimento Urbano

Na Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Marcus Vicente (PP) a o bastão para Octavio Luiz Guimarães, atual subsecretário para Assuntos istrativos da pasta. Octavio é considerado o braço direito de Vicente. Este é pré-candidato a deputado federal pelo PP e, com essa troca, preserva sua influência sobre a secretaria.

Planejamento

Na Secretaria de Planejamento (SEP), Gilson Daniel (Podemos) cederá o posto a Maria Emanuela Alves Pedroso, filiada ao mesmo partido. Ex-prefeita de Alto Rio Novo, ela foi subsecretária de Estado de Governo para Assuntos istrativos e, desde o início do ano, é assessora especial da SEP. Gilson Daniel deixa o cargo para se candidatar a deputado federal. Como a substituta também é do Podemos, o partido mantém o seu espaço no alto escalão do governo.

Turismo

Na Secretaria de Turismo (Setur), Lenise Loureiro dará o lugar ao correligionário Fernando Rocha. Lenise será candidata a deputada estadual pelo Cidadania, partido que fará federação com o PSDB. Também filiado ao Cidadania, Rocha atualmente é assessor da mesma pasta.

O sucessor de Lenise já foi prefeito da cidade de Santa Leopoldina. Na istração de Luciano Rezende (também do Cidadania) em Vitória, foi subsecretário municipal de Relações Institucionais e secretário municipal de Serviços Urbanos. No atual governo Casagrande, começou como subsecretário de Estado de Relações Sindicais – sob o comando de Lenise, então na Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Depois, ou alguns meses como diretor-presidente da Ceasa-ES e, desde abril do ano ado, é gestor de projetos da Setur.

Agricultura

Na Secretaria de Agricultura, Paulo Foletto entrega o cargo para retomar o mandato de deputado federal e pleitear a reeleição, pelo PSB. Seu substituto está entre dois nomes: o atual diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada (PSB), e o diretor-presidente da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), Guilherme Gomes de Souza. O favoritismo é do primeiro. Ambos são avalizados por Foletto, por já fazerem parte do sistema estadual de apoio ao setor agrícola.

O escolhido será anunciado nesta terça-feira (29), durante evento para entrega de maquinário agrícola para prefeituras municipais, às 10h, no Pavilhão de Carapina, com a presença de Foletto e Casagrande. Pela manhã, os dois tomarão café juntos para bater o martelo. O secretário será exonerado na quarta-feira (30).

Segurança Pública

Já na Secretaria de Segurança Pública, o coronel Alexandre Ramalho vai se desincompatibilizar e se filiar ao Podemos para concorrer a uma vaga no Congresso (Senado ou Câmara Federal). Para substituí-lo, os favoritos são dois outros agentes que já comandam forças de segurança pública subordinadas ao governo do Espírito Santo: o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Santos Arruda, ou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira.

Mas atenção, pois pode haver uma surpresa: o coronel Oberacy Emmerich Júnior, ex-secretário de Combate à Violência em Vila Velha e atual chefe do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). Ele é filiado ao PSB de Casagrande e está na reserva há muitos anos.