Coluna Vitor Vogas
Conheça os novos secretários do governo estadual
Seis secretários de Estado entregarão o cargo até sábado (2) para disputar as eleições deste ano. Os substitutos de quatro deles já estão definidos por Casagrande. E os outros dois… quase lá.

Da esquerda para a direita: Tyago Hoffmann, Alexandre Ramalho e Lenise Loureiro. Foto: montagem a partir de fotos de acervo pessoal
Seis secretários do governo Casagrande entregarão o cargo até o próximo sábado (2) para poderem disputar as eleições deste ano. Os substitutos de quatro deles já estão definidos. E os outros dois… quase lá. Saiba quem são os novos secretários já escolhidos para as pastas de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Turismo. E os que podem vir a ser anunciados nos próximos dias para a Agricultura e a Segurança.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Desenvolvimento Econômico
Na Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, Tyago Hoffmann (PSB), será substituído pelo nº 2 na hierarquia da pasta: o subsecretário de Gestão e Parcerias, Ricardo Claudino Pessanha, filiado ao PSB, mas com perfil técnico. Hoffmann será candidato a deputado estadual pelo partido do governador Renato Casagrande. Na quarta-feira (30), às 18 horas, realizará uma prestação de contas em um cerimonial em Barro Vermelho, Vitória.
Desenvolvimento Urbano
Na Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Marcus Vicente (PP) a o bastão para Octavio Luiz Guimarães, atual subsecretário para Assuntos istrativos da pasta. Octavio é considerado o braço direito de Vicente. Este é pré-candidato a deputado federal pelo PP e, com essa troca, preserva sua influência sobre a secretaria.
Planejamento
Na Secretaria de Planejamento (SEP), Gilson Daniel (Podemos) cederá o posto a Maria Emanuela Alves Pedroso, filiada ao mesmo partido. Ex-prefeita de Alto Rio Novo, ela foi subsecretária de Estado de Governo para Assuntos istrativos e, desde o início do ano, é assessora especial da SEP. Gilson Daniel deixa o cargo para se candidatar a deputado federal. Como a substituta também é do Podemos, o partido mantém o seu espaço no alto escalão do governo.
Turismo
Na Secretaria de Turismo (Setur), Lenise Loureiro dará o lugar ao correligionário Fernando Rocha. Lenise será candidata a deputada estadual pelo Cidadania, partido que fará federação com o PSDB. Também filiado ao Cidadania, Rocha atualmente é assessor da mesma pasta.
O sucessor de Lenise já foi prefeito da cidade de Santa Leopoldina. Na istração de Luciano Rezende (também do Cidadania) em Vitória, foi subsecretário municipal de Relações Institucionais e secretário municipal de Serviços Urbanos. No atual governo Casagrande, começou como subsecretário de Estado de Relações Sindicais – sob o comando de Lenise, então na Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Depois, ou alguns meses como diretor-presidente da Ceasa-ES e, desde abril do ano ado, é gestor de projetos da Setur.
Agricultura
Na Secretaria de Agricultura, Paulo Foletto entrega o cargo para retomar o mandato de deputado federal e pleitear a reeleição, pelo PSB. Seu substituto está entre dois nomes: o atual diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada (PSB), e o diretor-presidente da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), Guilherme Gomes de Souza. O favoritismo é do primeiro. Ambos são avalizados por Foletto, por já fazerem parte do sistema estadual de apoio ao setor agrícola.
O escolhido será anunciado nesta terça-feira (29), durante evento para entrega de maquinário agrícola para prefeituras municipais, às 10h, no Pavilhão de Carapina, com a presença de Foletto e Casagrande. Pela manhã, os dois tomarão café juntos para bater o martelo. O secretário será exonerado na quarta-feira (30).
Segurança Pública
Já na Secretaria de Segurança Pública, o coronel Alexandre Ramalho vai se desincompatibilizar e se filiar ao Podemos para concorrer a uma vaga no Congresso (Senado ou Câmara Federal). Para substituí-lo, os favoritos são dois outros agentes que já comandam forças de segurança pública subordinadas ao governo do Espírito Santo: o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Santos Arruda, ou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira.
Mas atenção, pois pode haver uma surpresa: o coronel Oberacy Emmerich Júnior, ex-secretário de Combate à Violência em Vila Velha e atual chefe do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). Ele é filiado ao PSB de Casagrande e está na reserva há muitos anos.
