Dia a dia
Empresas em Alegre terão isenção de ICMS para adquirir equipamentos
Além da isenção, Governo do Estado dará prazo de 180 dias para pagar o imposto gerado entre fevereiro e abril e libera parcelamento em até seis vezes

Foto: Reprodução/Governo do Estado
Empresas afetadas com as chuvas dos últimos dias na cidade de Alegre poderão usar benefícios do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Na quinta-feira (17), após visita do governador Renato Casagrande, foi decidido junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) isenção do imposto para aquisições de equipamentos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Além disso, as empresas terão 180 dias a mais para o pagamento do ICMS incidente sobre as operações ou prestações realizadas nos meses de fevereiro a abril de 2022. Por fim, também poderá ser feito o parcelamento referente às operações, que poderá ser recolhido em até seis parcelas mensais, sem quaisquer acréscimos de juros, multas ou demais acréscimos legais.
A decisão ainda precisa ser aprovada pelos deputados estaduais antes de entrar em vigor.
>Rede Capixaba e CUFA arrecadam doações para vítimas da chuva
Durante visita ao município de Alegre, o governador do Estado, Renato Casagrande, disse que vai solicitar ao Governo Federal que seja permitida a liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pessoas atingidas.
“Também estamos estudando outros benefícios, como o Cartão Reconstrução ES, que foi um instrumento criado pelo Governo do Estado para atender a famílias que perderam bens em decorrência de tragédias desse tipo”, acrescentou Casagrande.
