Coluna Vitor Vogas
João Coser se aproxima de candidato do Psol ao Senado
Vice-presidente estadual do PT, ex-prefeito de Vitória recebeu Gilberto Campos em seu escritório. Os dois trataram da união das forças de esquerda para eleger Lula no 1º turno

Da esquerda para a direita: Gilberto Campos, João Coser, Brice Bragato e Ane Halama. Foto: Assessoria do Psol
Não sei se vai dar samba eleitoral, ou melhor, se vai dar bossa, mas nesta quarta-feira (10) João recebeu Gilberto. Estou me referindo ao ex-prefeito de Vitória João Coser, vice-presidente do PT no Espírito Santo, que se reuniu com Gilberto Campos, candidato ao Senado pelo Psol.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Na eleição ao Senado, o PT apoia oficialmente a reeleição da senadora Rose de Freitas (MDB), posição homologada na convenção estadual da Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV), realizada na última quinta-feira (4) na Assembleia Legislativa.
Coser será candidato a deputado estadual. Além de pertencerem a partidos de esquerda, ele e Gilberto Campos têm em comum o apoio ao ex-presidente Lula (PT) para a Presidência da República. No Espírito Santo, Gilberto é o candidato oficial da federação formada por Rede e Psol na disputa pelo Senado – conforme lavrado na ata da convenção das duas siglas, no dia 30 de julho. Nacionalmente, Rede e Psol apoiam o retorno de Lula ao Palácio do Planalto.
O ex-prefeito de Vitória não retornou os contatos do colunista para responder se decidiu apoiar pessoalmente a candidatura do psolista ao Senado (em vez de apoiar Rose, ou além de apoiar a emedebista).
Do encontro entre os dois, realizado no escritório de Coser na Reta da Penha, em Vitória, também participaram a candidata a deputada federal Ane Halama (Psol) e Brice Bragato, que foi deputada estadual pelo PT assim como Coser, antes de migrar para o Psol. Gilberto, aliás, também militou por muitos anos no partido de Lula, antes de ingressar no partido nascido de uma dissidência do PT, em 2004.
A candidatura de Gilberto ao Senado na verdade é tratada pelo Psol como “coletiva”: ele é o candidato cujo nome constará na urna, mas, se eleito, exercerá o mandato em parceria com a professora Ella Machado.
Segundo a assessoria de Gilberto, o candidato se reuniu com Coser “para reforçar o engajamento do Psol com Lula e apresentar sua candidatura coletiva com a professora Ella Machado para o Senado Federal”, em um “encontro cordial entre líderes históricos da esquerda no Estado”. Eles falaram sobre “a necessidade de os partidos somarem forças para derrotar o bolsonarismo no Congresso Nacional e eleger Lula presidente ainda no 1º turno, no dia 2 de outubro”.
Gilberto é auditor fiscal aposentado da Receita Estadual e tem décadas de militância no movimento negro nacional e estadual.
“Foi um encontro muito produtivo. João Coser foi muito atencioso com a nossa candidatura e abrimos horizontes para outras conversas, no sentido de envolver os movimentos sociais e o povo do Espírito Santo nessa grande unidade da esquerda que estamos construindo”, destacou Gilberto.
Em tempo…
De acordo com a presidente estadual do PT, Jackeline Rocha (a “superior” de Coser na hierarquia do partido no Estado), a senadora Rose de Freitas também está apoiando Lula para a Presidência. Jackeline deu essa declaração logo após a convenção estadual da federação formada por PT, PCdoB e PV, na qual foi homologado o apoio das três siglas de esquerda à reeleição da emedebista.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
