Coluna Vitor Vogas
Giro 360: Guerino é abençoado por Igreja Universal do Reino de Deus
E mais: Tenente Andresa substituída por sargento em chapa do Republicanos; Arnaldinho nas ruas com seu candidato a federal; Manato lança “O Homem do Palácio Abandonado”

Guerino recebe o apoio do bispo Bruno Gouveia, da Igreja Universal do Reino de Deus. Foto: Assessoria do candidato
Buscando ampliar sua inserção junto ao eleitorado evangélico, Guerino Zanon (PSD) está contando com o apoio do vereador de Vila Velha Devanir Ferreira (Republicanos), pastor da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), ramificação do tronco neopentecostal. Devanir é vice-presidente estadual do Republicanos e candidato a deputado federal pelo partido – que ficou neutro na disputa a governador.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Na noite desta terça-feira (23), às 20h30, os dois têm um encontro político marcado com a militância evangélica mobilizada por Devanir no clube Recreio dos Olhos, no bairro Tabuazeiro (Vitória). Eleito vereador de Vila Velha em 2020, Devanir foi vereador de Vitória de 2013 a 2016, mas na verdade cresceu em Linhares. Conheceu Guerino quando ainda era jovem e o agora aliado concorria pela primeira vez à prefeitura da cidade do norte capixaba, em 1996.
Na terça-feira ada (16) – o primeiro dia de campanha –, Guerino recebeu o apoio do bispo Bruno Gouveia, um dos principais líderes da IURD no Espírito Santo. O bispo não só manifestou o seu apoio pessoal como declarou, diante de fiéis, que Guerino é o candidato a governador apoiado pela denominação. O apoio do bispo se deu por intermédio de Devanir, e a manifestação ocorreu durante o lançamento da campanha do vereador a deputado federal, em Vila Velha.
“Eu conversei com todos os pastores que aram pela região de Linhares e todos só elogiaram Guerino. Aquilo que era impossível se tornou viável e agora está consolidado”, discursou o bispo Gouveia. E, voltando-se para Guerino: “A Igreja Universal do Reino de Deus está de mãos dadas com o senhor, e nós vamos juntos até o fim. Vamos militar nesse exército. Aqui fechamos uma aliança!”, exclamou o pastor da IURD.
“A cidade de Linhares não foi transformada pelas mãos deste homem”, discursou Guerino, referindo-se a si mesmo e mantendo o tom religioso. “Linhares foi transformada por Deus, que me usou como um instrumento de transformação! Eu, minha equipe e os servidores da prefeitura fomos na verdade instrumentos para transformar Linhares no município que mais cresce no país. E vamos fazer o mesmo pelo Espírito Santo”, desfechou o candidato, católico e conservador.
> Polícia descarta motivação política em sequestro de vereadora
Audifax no mesmo tronco
Também de olho no voto evangélico, Audifax Barcelos (Rede) afirma ter o apoio de líderes religiosos das igrejas da Assembleia de Deus, do Ministério Madureira e também da Convenção das Assembleias de Deus no Estado (Cadeeso).
Sai tenente; entra sargento
A Tenente Andresa Silva é a candidata a vice-governadora de Audifax Barcelos, pelo partido Solidariedade. Inicialmente, porém, ela planejava concorrer a deputada estadual pelo Republicanos. Chegou a ter o nome aprovado em ata na convenção do partido e a ser registrada no TSE como tal. Mas, após aceitar o convite de Audifax para compor a chapa com ele, a tenente do Corpo de Bombeiros renunciou formalmente à candidatura a deputada estadual.
O pedido de renúncia, formulado na última quarta-feira (17), foi aceito pelo desembargador Namyr Carlos de Souza Filho e já consta no DivulgaCandContas.
Mas o mais curioso é que a direção estadual do Republicanos decidiu substituir a tenente por outra militar da mesma corporação: no lugar de Andresa, o partido escalou a sargento dos Bombeiros Militares Rafaela Enrique (nome de urna: Sargento Rafaela) para completar sua chapa de candidatos a deputado estadual.
O candidato de Arnaldinho
Muito antes do início oficial da campanha, ninguém duvidava de que o vice-prefeito de Vila Velha, Victor Linhalis, seria o candidato a deputado federal do prefeito Arnaldinho Borgo (ambos são do Podemos). Mal começou a campanha, o prefeito tem tratado de confirmar isso, enfaticamente, nas ruas.
Arnaldinho não é candidato, mas aparece ao lado de Linhalis em todo o material de campanha do vice-prefeito. O material “casado” dos dois já é visto em profusão em automóveis pela Grande Vitória, principalmente em Vila Velha. E Arnaldinho tem acompanhado Linhalis em caminhadas pelos bairros.
Se depender do prefeito, seu vice está eleito para a Câmara dos Deputados.
Linha de substituição
Só para lembrar: se o vice-prefeito de Vila Velha realmente for para a Câmara, quem a a ser o primeiro substituto de Arnaldinho no cargo de prefeito é o presidente da Câmara de Vila Velha, Bruno Lorenzutti (também do Podemos), reeleito desde junho para continuar chefiando o Legislativo municipal até o fim de 2024, quando se encerrarão os atuais mandatos municipais.
> Rose declara voto em João Coser para depautado estadual
“O Homem do Palácio Abandonado”
Enquanto isso, a campanha de Carlos Manato (PL) ao governo estadual acaba de lançar o podcast “O Homem do Palácio Abandonado” (alusão ao Palácio Anchieta). Inspirado na série “A Mulher da Casa Abandonada”, sucesso da Folha de S. Paulo no streaming, o projeto conta com um trailer e quatro episódios de entrevistas, que serão veiculados pelas plataformas YouTube, Spotify e castBox, além das redes sociais do candidato. Cada novo episódio será publicado na segunda-feira, às 19 horas.
As entrevistas são conduzidas pelo jornalista e deputado estadual Torino Marques, que disputa uma vaga de deputado federal pelo PTB (sigla integrante da coligação de Manato), em chapa da qual também faz parte a atual deputada federal Soraya Manato, mulher do “titular” do sobrenome e candidata à reeleição. Torino é o deputado estadual mais ligado politicamente a Manato.
“O Palácio Anchieta está abandonado pela atual gestão. O casarão, que deveria ser o coração dos capixabas, está mal-assombrado, assim como as histórias fantasmagóricas que o rondam. Mas o fato é que estamos em 2022, e o cidadão está à mercê desse governo”, criticou Manato.
> Rigoni já tem quase R$ 1 milhão para campanha à reeleição
Quem é o candidato, afinal?
Tudo bem que Cláudio Paiva é candidato a governador pelo PRTB, partido que apoia Bolsonaro e pelo qual se elegeu o vice-presidente Hamilton Mourão em 2018. O lema da sigla inclusive é “Deus, pátria e família” (mais bolsonarista, impossível). Mas o candidato exagerou um pouco: em seu material de campanha para governador, ele aparece não ao lado, nem na frente, mas atrás do próprio Bolsonaro.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
