fbpx

Coluna Vitor Vogas

Giro 360: Guerino é abençoado por Igreja Universal do Reino de Deus

E mais: Tenente Andresa substituída por sargento em chapa do Republicanos; Arnaldinho nas ruas com seu candidato a federal; Manato lança “O Homem do Palácio Abandonado”

Publicado

em

Guerino recebe o apoio do bispo Bruno Gouveia, da Igreja Universal do Reino de Deus. Foto: Assessoria do candidato

Buscando ampliar sua inserção junto ao eleitorado evangélico, Guerino Zanon (PSD) está contando com o apoio do vereador de Vila Velha Devanir Ferreira (Republicanos), pastor da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), ramificação do tronco neopentecostal. Devanir é vice-presidente estadual do Republicanos e candidato a deputado federal pelo partido – que ficou neutro na disputa a governador.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Na noite desta terça-feira (23), às 20h30, os dois têm um encontro político marcado com a militância evangélica mobilizada por Devanir no clube Recreio dos Olhos, no bairro Tabuazeiro (Vitória). Eleito vereador de Vila Velha em 2020, Devanir foi vereador de Vitória de 2013 a 2016, mas na verdade cresceu em Linhares. Conheceu Guerino quando ainda era jovem e o agora aliado concorria pela primeira vez à prefeitura da cidade do norte capixaba, em 1996.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Na terça-feira ada (16) – o primeiro dia de campanha –, Guerino recebeu o apoio do bispo Bruno Gouveia, um dos principais líderes da IURD no Espírito Santo. O bispo não só manifestou o seu apoio pessoal como declarou, diante de fiéis, que Guerino é o candidato a governador apoiado pela denominação. O apoio do bispo se deu por intermédio de Devanir, e a manifestação ocorreu durante o lançamento da campanha do vereador a deputado federal, em Vila Velha.

“Eu conversei com todos os pastores que aram pela região de Linhares e todos só elogiaram Guerino. Aquilo que era impossível se tornou viável e agora está consolidado”, discursou o bispo Gouveia. E, voltando-se para Guerino: “A Igreja Universal do Reino de Deus está de mãos dadas com o senhor, e nós vamos juntos até o fim. Vamos militar nesse exército. Aqui fechamos uma aliança!”, exclamou o pastor da IURD.

“A cidade de Linhares não foi transformada pelas mãos deste homem”, discursou Guerino, referindo-se a si mesmo e mantendo o tom religioso. “Linhares foi transformada por Deus, que me usou como um instrumento de transformação! Eu, minha equipe e os servidores da prefeitura fomos na verdade instrumentos para transformar Linhares no município que mais cresce no país. E vamos fazer o mesmo pelo Espírito Santo”, desfechou o candidato, católico e conservador.

> Polícia descarta motivação política em sequestro de vereadora

Audifax no mesmo tronco

Também de olho no voto evangélico, Audifax Barcelos (Rede) afirma ter o apoio de líderes religiosos das igrejas da Assembleia de Deus, do Ministério Madureira e também da Convenção das Assembleias de Deus no Estado (Cadeeso).

Sai tenente; entra sargento

A Tenente Andresa Silva é a candidata a vice-governadora de Audifax Barcelos, pelo partido Solidariedade. Inicialmente, porém, ela planejava concorrer a deputada estadual pelo Republicanos. Chegou a ter o nome aprovado em ata na convenção do partido e a ser registrada no TSE como tal. Mas, após aceitar o convite de Audifax para compor a chapa com ele, a tenente do Corpo de Bombeiros renunciou formalmente à candidatura a deputada estadual.

O pedido de renúncia, formulado na última quarta-feira (17), foi aceito pelo desembargador Namyr Carlos de Souza Filho e já consta no DivulgaCandContas.

Mas o mais curioso é que a direção estadual do Republicanos decidiu substituir a tenente por outra militar da mesma corporação: no lugar de Andresa, o partido escalou a sargento dos Bombeiros Militares Rafaela Enrique (nome de urna: Sargento Rafaela) para completar sua chapa de candidatos a deputado estadual.

O candidato de Arnaldinho

Muito antes do início oficial da campanha, ninguém duvidava de que o vice-prefeito de Vila Velha, Victor Linhalis, seria o candidato a deputado federal do prefeito Arnaldinho Borgo (ambos são do Podemos). Mal começou a campanha, o prefeito tem tratado de confirmar isso, enfaticamente, nas ruas.

Arnaldinho não é candidato, mas aparece ao lado de Linhalis em todo o material de campanha do vice-prefeito. O material “casado” dos dois já é visto em profusão em automóveis pela Grande Vitória, principalmente em Vila Velha. E Arnaldinho tem acompanhado Linhalis em caminhadas pelos bairros.

Se depender do prefeito, seu vice está eleito para a Câmara dos Deputados.

Linha de substituição    

Só para lembrar: se o vice-prefeito de Vila Velha realmente for para a Câmara, quem a a ser o primeiro substituto de Arnaldinho no cargo de prefeito é o presidente da Câmara de Vila Velha, Bruno Lorenzutti (também do Podemos), reeleito desde junho para continuar chefiando o Legislativo municipal até o fim de 2024, quando se encerrarão os atuais mandatos municipais.

> Rose declara voto em João Coser para depautado estadual

“O Homem do Palácio Abandonado”

Enquanto isso, a campanha de Carlos Manato (PL) ao governo estadual acaba de lançar o podcast “O Homem do Palácio Abandonado” (alusão ao Palácio Anchieta). Inspirado na série “A Mulher da Casa Abandonada”, sucesso da Folha de S. Paulo no streaming, o projeto conta com um trailer e quatro episódios de entrevistas, que serão veiculados pelas plataformas YouTube, Spotify e castBox, além das redes sociais do candidato. Cada novo episódio será publicado na segunda-feira, às 19 horas.

As entrevistas são conduzidas pelo jornalista e deputado estadual Torino Marques, que disputa uma vaga de deputado federal pelo PTB (sigla integrante da coligação de Manato), em chapa da qual também faz parte a atual deputada federal Soraya Manato, mulher do “titular” do sobrenome e candidata à reeleição. Torino é o deputado estadual mais ligado politicamente a Manato.

“O Palácio Anchieta está abandonado pela atual gestão. O casarão, que deveria ser o coração dos capixabas, está mal-assombrado, assim como as histórias fantasmagóricas que o rondam. Mas o fato é que estamos em 2022, e o cidadão está à mercê desse governo”, criticou Manato.

> Rigoni já tem quase R$ 1 milhão para campanha à reeleição

Quem é o candidato, afinal?

Tudo bem que Cláudio Paiva é candidato a governador pelo PRTB, partido que apoia Bolsonaro e pelo qual se elegeu o vice-presidente Hamilton Mourão em 2018. O lema da sigla inclusive é “Deus, pátria e família” (mais bolsonarista, impossível). Mas o candidato exagerou um pouco: em seu material de campanha para governador, ele aparece não ao lado, nem na frente, mas atrás do próprio Bolsonaro.

 

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.