Coluna Vitor Vogas
Erick Musso distribui alfinetadas em Rose, Magno, Contarato e Do Val
Para a dupla de adversários eleitorais, as farpas foram deixadas no horário eleitoral. Para os dois senadores eleitos em 2018, foram disparadas em sabatina na Findes

Rose de Freitas, Erick Musso e Magno Malta são candidatos ao Senado
Na sua propaganda eleitoral, Erick Musso (Republicanos) começou a dar o que pode ser interpretado como uma ligeira alfinetada em seus principais adversários na corrida para o Senado, Rose de Freitas (MDB) e Magno Malta (PL). O presidente da Assembleia Legislativa ou a dizer que ele é o candidato “100% capixaba”. Rose nasceu em Minas Gerais, enquanto Magno é natural da Bahia. Erick é mesmo nascido no Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ao ser questionado se a mensagem subliminar seria essa, o presidente da Assembleia nos respondeu assim: “Essa é a mensagem que você entendeu (risos). Assim, eu sou nascido no Espírito Santo. Nós recebemos aqui gente de todos os estados, de braços abertos, com amor e carinho: mineiros, baianos, cariocas, paulistas… mas eu sou nascido aqui. Eu amo esta terra. Quero representar esta terra no Senado Federal”.
O candidato também está dizendo que ele é ficha limpa.
> Giro 360: Manato associa Casagrande ao PT e a… Paulo Hartung
Erick: alfinetada em Contarato e Do Val
Sabatinado por empresários no auditório da Findes, na última segunda-feira (19), Erick também deixou uma farpa, de leve, nos últimos dois senadores eleitos pelo Espírito Santo: “Tenho pedido uma oportunidade de renovação, mas não como ocorreu: com frustração”.
Ao ser indagado se teria sido uma referência aos dois eleitos em 2018, Erick respondeu: “Eu não quero nominar de quem. Mas é o que tenho ouvido nas ruas. Então foi feita uma renovação em 2018. E existe uma frustração no coração dos capixabas. Eu ouço isso todos os dias”.
> “Desumano”: Guerino e Audifax intensificam fogo contra Casagrande
Rose esbanjando Casagrande
Na fase de pré-campanha, Rose não escondia que gostaria, sim, de ser a candidata declaradamente apoiada pelo governador Renato Casagrande (PSB), até porque, dizia ela, seria a primeira vez em que contaria com a ajuda de um político importante do Estado numa eleição. O apoio veio e Rose não está se fazendo de rogada. Desde a semana ada, tem usado à saciedade a gravação em que Casagrande bate papo com ela e sublinha a aliança política entre eles, em frente a um fundo branco.
O locutor ressalta que o governador e a senadora “construíram uma história de conquistas e parcerias para o Espírito Santo”. Casagrande enaltece o trabalho de Rose em benefício do Estado e diz diretamente a ela: “Mantermos essa parceria é fundamental agora e será fundamental nos próximos anos para o Estado”. Rose agradece a ele pela confiança.
Possivelmente, é a propaganda mais barata e mais eleitoralmente rentável na longa trajetória de Rose, já que o governador vai muito bem em pesquisas de intenção de voto e, segundo a do Ipec para a Rede Gazeta, está muito bem avaliado.
> Por que Ricardo Ferraço não aparece na propaganda eleitoral de Casagrande?
Magno: I do Narcotráfico e Lei Maria da Penha
Enquanto isso, no horário eleitoral, Magno destacou nesta semana seu trabalho à frente da I do Narcotráfico (chamada por ele de “a maior I da história do Brasil”) e propôs uma mudança na Lei Maria da Penha, para que as mulheres vítimas de violência não sejam obrigadas a provar que foram agredidas.
Possivelmente, o ex-senador está mirando no eleitorado feminino, o mesmo em que sua principal adversária, Rose de Freitas, está investindo pesado desde o início desta campanha. Dos nove candidatos ao Senado, ela é a única mulher, assim como as duas suplentes escolhidas por ela: Solange Lube (MDB) e Vera Costa (PDT).
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
