fbpx

Coluna Vitor Vogas

Casagrande confirma Jacqueline na inédita Secretaria de Políticas para as Mulheres

Anúncio foi feito oficialmente neste sábado (17). Vice-governadora já coordenava uma série de programas ligados à pauta feminina, que agora serão concentrados numa mesma pasta

Publicado

em

Jacqueline Moraes e Casagrande, na quarta e última transmissão de cargo no governo, em novembro de 2022. Foto: Secom

O governador Renato Casagrande (PSB) confirmou neste sábado (17) a escalação da atual vice-governadora, Jacqueline Moraes (PSB) para o comando da secretaria estadual a ser criada no início do ano que vem: na próxima istração, ela estará à frente da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Pelo Twitter, ao fazer o anúncio, Casagrande destacou o ineditismo da iniciativa e o significado do gesto: 

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

“Pela primeira vez o Espírito Santo terá uma Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres e será comandada pela Jacqueline Moraes. Um gesto que demonstra a importância, a força, o protagonismo e a autonomia da mulher.”

As razões da criação da pasta e da nomeação de Jacqueline para o cargo foram antecipadas e analisadas detidamente aqui na coluna, no último dia 9. 

Neste ano, Jacqueline concorreu, sem sucesso, a uma cadeira na Câmara dos Deputados, tendo obtido pouco menos de 30 mil votos. Ao longo do atual governo, ela de certa forma já atuou como uma “secretária informal”, sem o título, coordenando programas transversais da gestão Casagrande que dialogam com as pautas das mulheres, alocados em várias secretarias.

A ideia agora é juntar tudo isso debaixo de um mesmo guarda-chuva, sob a direção de Jacqueline. 

Contexto

Como vice-governadora, a primeira mulher eleita para o cargo na história do Espírito Santo foi empoderada por Casagrande para coordenar uma série de ações com esse enfoque, ligadas à luta contra a discriminação de gênero, ao empreendedorismo feminino, à participação das mulheres na política, ao combate à violência doméstica e ao feminicídio, aos cuidados na primeira infância etc.

> Casagrande anuncia “novos” secretários de Justiça e de Agricultura

São políticas transversais, que am por várias secretarias de Estado. A ideia é manter essa transversalidade, mas agora sob um comando central, em uma secretaria 100% focada nessas políticas e que servirá como referência no tema, a exemplo do Ministério das Mulheres a ser recriado pelo governo federal, sob a presidência de Lula (PT).

No primeiro ano do atual governo (2019), Jacqueline lançou o programa Agenda Mulher Empreendedora.

A ex-camelô e ex-vereadora de Cariacica também ajudou a lançar o Observatório de Políticas Públicas para as Mulheres (Instituto Jones dos Santos Neves), o Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e o Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, em diálogo com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedimes), com o Ministério Púbico Estadual (MPES) e com a Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH), onde, desde 2016, funciona a Subsecretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, criada um ano antes.

Palavras de Jacqueline

Após o anúncio de Casagrande, Jacqueline Moraes disse receber a nomeação com muita alegria e honra de mais uma vez cravar seu nome na história política do Espírito Santo. Ela destacou a força da participação da mulher nos espaços de poder e decisão. “Serei a primeira secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Espírito Santo, fruto de reivindicações e da escuta ativa do Conselho Estadual e dos Conselhos Municipais das Mulheres, compostos por todos os segmentos da sociedade civil organizada”, disse ela.

> “Manter preso quem precisa estar preso”, defende novo secretário de Justiça

“Eu me sinto honrada em estabelecer, a partir da Vice-Governadoria, essa representatividade feminina no Governo do Estado, cuidando de uma secretaria com políticas públicas para mais da metade da população (as mulheres), com uma atuação pautada na transversalidade, na intersetorialidade e no trabalho em rede, visando à igualdade e à efetivação das políticas de enfrentamento à violência contra mulheres, à equidade e à paridade de gênero no Estado do Espirito Santo”, concluiu a vice-governadora.

 

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.