fbpx

xColunas

Casagrande cobra ação mais efetiva dos prefeitos para garantir isolamento

Publicado

em

Em entrevista concedida para a BandNews FM, o governador Renato Casagrande foi mais incisivo na cobrança de ações dos prefeitos no sentido de tentar desestimular a ida de pessoas às praias e parques, por exemplo.

Sem luz nas praias

Casagrande elogiou a prefeitura de Guarapari, por ter apagado as luzes nas praias. “Seria bom que a Grande Vitória também apagasse as luzes das praias. Seria bom também a retirada dos equipamentos de esportes das praias. Seria bom que houvesse um esforço para orientar as pessoas a irem para casa”, disse.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Não é comigo…

As frases de Casagrande deixam claro algo: com algumas exceções, como é o caso de Guarapari, os esforços dos prefeitos para manter o isolamento é muito pequeno.

Só para lembrar

A prefeitura de Vila Velha chegou a retirar traves de futebol e de vôlei de alguns trechos da Praia da Costa. Depois, ninguém sabe exatamente o motivo, os equipamentos voltaram.

Sobrou para o MPF

Casagrande foi seco ao comentar a ação do MPF com o objetivo de detalhar mais os dados sobre os leitos no estado: “O Ministério Público Federal deveria se preocupar com outras coisas. O que eles pedem nós já fazemos.”

Dados detalhados

O governador tem seus argumentos. Mas a leitura dos dados sobre os leitos ficou bem mais próxima da realidade quando foram separados os números sobre os leitos adultos e infantis.

Estabilização dos casos

O governo do estado mandou por mais de uma vez a mensagem, nesta terça-feira: os casos de covid-19 estão atingindo a fase de platô na Grande Vitória. Segundo a Secretaria da Saúde, principalmente Vitória e Serra estão com números estabilizados há alguns dias. A expectativa, agora, é para ver quando a curva começa a cair.

Situação no interior preocupa

Ao contrário da Grande Vitória, o quadro no interior é preocupante. Principalmente no Sul, onde os sinais de esgotamento do sistema de saúde são cada dias mais claros. O índice de contaminação subiu, o número de casos explodiu. O governo promete mais leitos para o interior ainda nesta semana.

Expectativa x realidade

O “otimismo controlado” do governo recebeu uma ducha de água fria no final da tarde, com a divulgação dos dados de ontem: foram registradas mais 45 mortes pela covid-19 em 24 horas no estado.

Isso vai dar confusão

A diferença entre os dados divulgados pelo governo federal e os colhidos pelos jornais começa a se ampliar. O número do consórcio de veículos de comunicação aponta 45.456 mortos pela covid-19 no país. O Ministério da Saúde conta 45.241 óbitos. Antes, a diferença ficava na casa das dezenas. Agora, está em 215. E deve subir mais hoje. Quem tem razão?

A afirmação (1)

– Luto para fazer a minha parte, mas não posso assistir calado enquanto direitos são violados e ideias são perseguidas. Por isso, tomarei todas as medidas legais possíveis para proteger a Constituição e a liberdade do dos brasileiros.

(Jair Bolsonaro, após um grupo de aliados ser novamente alvo de ação da Polícia Federal, por determinação do Supremo Tribunal Federal, no inquérito sobre os ato antidemocráticos ocorridos no país)

A afirmação (2)

É inconcebível que ainda sobreviva no íntimo do aparelho de Estado brasileiro um resíduo de forte autoritarismo que insiste em proclamar que poderá desrespeitar, segundo sua própria vontade arbitrária, decisões judiciais”.

(Celso de Mello, sobre o clima reinante no país)

A imagem

Casagrande cobra ação mais efetiva dos prefeitos para garantir isolamento

Um deputado estadual (melhor não citar seu nome) fez questão de participar de sessão da Assembleia tendo ao fundo uma bandeira da Ucrânia. Ela vem sendo utilizada como símbolo de grupos extremistas de direita na Europa e pelo mundo. São defensores da supremacia branca, entre outros pontos. É caso para comissão de ética, Ministério Público etc.

Antonio Carlos Leite

Antonio Carlos tem 32 anos de jornalismo. E um tempo bem maior no acompanhamento das notícias. Já viu muitos acontecimentos espantosos. Mas sempre se sente surpreendido por novos fatos, porque o inesperado é a maior qualidade das coberturas jornalísticas. E também da vida...

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.