fbpx

Dia a dia

ES vai anunciar regras para supermercados, comércios e bancos

O governador disse que escolas podem ficar fechadas por mais tempo e que a receita do estado começa a cair assustadoramente

Publicado

em

Supermercado; cesta básica; alimentos; tomate. Foto: Pixabay

Governo vai anunciar regras para supermercados, comércios e bancos. Foto: Pixabay

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O governador Renato Casagrande (PSB) vai anunciar nesta quinta-feira (19) regras para os aos supermercados, comércios, bancos e espaços públicos de lazer. A informação foi divulgada pelo próprio governador no seu Twitter e é mais uma medida para conter o avanço do coronavírus no estado.

Em coletiva por videoconferência na tarde desta quinta (19), o governador recomendou que as pessoas não frequentem as praias para evitar aglomerações. Disse que também vai tomar uma decisão até o final do dia a respeito da realização de feiras livres.

Mais restrições

Questionado a respeito de como vê a situação do estado daqui a 10 dias, o governador respondeu: “Vejo um número maior de casos coronavírus daqui 10 dias. E vejo todas as nossas atividades paralisadas, talvez bem mais que hoje. Estamos nos preparando para um longo inverno, se o comportamento do vírus aqui for o mesmo que vimos na Europa, Ásia e América do Norte”.

Escolas

Apesar de ter determinado a antecipação das férias escolares das redes públicas e particulares em todo o estado entre 23 de março e 4 de abril, Casagrande já adiantou que as unidades poderão permanecer fechadas por mais tempo.

“(As aulas) podem ficar suspensas por um mês, dois meses. Daqui 15 dias, certamente teremos mais casos (de coronavírus). Vocês acham que vamos abrir as escolas? Certamente não. Pode ser que a gente queira dar um tratamento diferenciado a uma região ou outra do estado que não tenha casos de coronavírus, mas pode ser que a gente tenha que manter escolas, shoppings e outros locais fechados por um bom tempo. É o preço que estamos pagando para evitar que muita gente pague com a própria vida”, disse.

Impacto econômico

A respeito do impacto econômico para o estado, o governador explicou que está estudando alternativas e afirmou: “Nossa receita começa a cair assustadoramente”.

Guarapari

Nesta quinta-feira (19), a prefeitura de Guarapari anunciou, entre outras medidas, a suspensão de entrada da entrada e da circulação de ônibus de turismo e de excursão, assim como micro-ônibus e vans voltadas para o turismo. A medida vale por 30 dias. Pela manhã, policiais militares e agentes da guarda municipal faziam barreiras nas entradas da cidade. Casagrande fez um apelo que a população não se desloque para outras regiões do estado. “Não é época de fazer turismo. As pessoas precisam colaborar com o Brasil”, afirmou.

Leitos nos hospitais

O estado está preparando 300 leitos de UTI para atender aos pacientes com coronavírus no estado, sendo cerca de 200 na Grande Vitória e 100 no interior. O objetivo, explicou o governador, é concentrar os atendimentos desses pacientes nos hospitais de referência para evitar a maior disseminação da doença. Para isso, pacientes e serviços realizados nas unidades de referência, como é o caso do hospital Jayme Santos Neves, na Serra, serão deslocados para outro hospitais.

Kits de exames

O estado deve iniciar a compra de kits para ampliar os testes do novo coronavírus no estado. A negociação com fornecedores deve ser concluída na próxima semana. Segundo Casagrande, o objetivo é aumentar a quantidade de testes realizados por dia. Hoje, são realizados 50 testes por dia a partir de kits enviados pelo governo federal. A quantidade a ser comprada ainda não foi definida.

Ainda, de acordo com o governador, com mais testes será possível ter uma “amostragem” maior da presença da doença em todas as regiões do estado e garantir a realização de testes para todos o servidores das áreas da saúde, segurança pública, sistema prisional e socioeducativo.