fbpx

Dia a dia

Dois motoristas são multados diariamente na Linha Verde

Apenas ônibus, táxis, vans e carros com três ou mais pessoas podem usar a faixa de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h

Publicado

em

Faixa começou a ser fiscalizada no final de novembro. Foto: Chico Guedes

Faixa começou a ser fiscalizada no final
de novembro. Foto: Chico Guedes

Quase dois meses depois de iniciada a fiscalização na Linha Verde da praia de Camburi, em Vitória, 144 veículos foram multados por descumprir as regras de uso. A fiscalização teve início no dia 27 de novembro do ano ado. Por dia, em média, foram aplicadas 2,6 multas, considerando o período que vai do início da fiscalização até o dia 20 de janeiro. Motoristas, porém, afirmam que falta fiscalização no local e que, por isso, mais pessoas estão voltando a usar a faixa irregularmente.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Apenas ônibus, táxis, vans e carros com três ou mais pessoas podem usar a faixa de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. A fiscalização, que inicialmente seria feita por meio de câmeras de videomonitoramento, é realizada por agentes da guarda municipal, já que é necessário verificar a quantidade de pessoas no interior dos veículos.

Quem a pelo local todos os dias afirma que muitos motoristas têm desrespeitado as regras por não encontrar agentes de fiscalização. “Agora, tem até engarrafamento na Linha Verde, porque todo mundo está usando”, diz um motorista de aplicativo que prefere não ser identificado.

Para o taxista Marcos Amorim, o uso da faixa deveria ser exclusivo para ônibus, táxis e vans. “Não há como verificar dentro de cada carro se tem três ou mais pessoas. Só vi fiscalização na primeira semana. Depois, nunca mais. Além disso, um trecho tão pequeno de faixa exclusiva ajuda muito pouco no dia a dia do motorista”, opina.

De acordo com a prefeitura de Vitória, o total de multas aplicadas corresponde a 0,24% do universo de mais de 60 mil veículos que trafegam pela via por dia.

Em outro trecho de Linha Verde na cidade, na rua Dukla de Aguiar, são registradas, em média, 234 infrações por mês. No último ano, foram 3.043 notificações por uso irregular da faixa. Neste trecho, a faixa não é liberada para veículos com três ou mais pessoas.

A multa para quem desrespeita o uso das faixas exclusivas é de R$ 130,16, com perda de quatro pontos na habilitação.