fbpx

Dia a dia

Comércio fica fechado, mas lojas poderão marcar hora para atender cliente

De portas fechadas, os comerciantes poderão atender apenas um cliente por vez com hora marcada. Lojistas de shoppings estão liberados para funcionar pelo sistema drive thrue nos estacionamentos

Publicado

em

Os estabelecimentos comerciais da Grande Vitória e Alfredo Chaves deverão permanecer fechados até o próximo domingo (10) no combate a proliferação do novo coronavírus. No entanto, o governador Renato Casagrande anunciou novas regras de atendimento que permitirão aos empresários a retomada parcial de suas atividades.

Os comerciantes só poderão atender seus clientes com hora marcada, limitado a um atendimento por vez. Já os lojistas de shoppings poderão adotar o sistema drive thru nos estacionamentos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“A regra é comercio fechado. Mas a pessoa pode comprar pelo telefone e ar no estabelecimento para fazer a retirada. Quer experimentar roupa? Marca um horário. O dono da loja só poderá atender uma pessoa por vez, independentemente do tamanho da loja. Essa é uma tentativa de um o para a convivência com a pandemia, respeitando o isolamento e o distanciamento social. Mantendo sempre uso de máscaras, álcool em gel e higienização em lavatórios”, detalhou Casagrande. Ainda segundo o governador, o cumprimento da regra será fiscalizado pela Polícia Militar em parceria com as Guardas Municipais.

Questionado sobre a possibilidade de flexibilizar o funcionamento natural dos estabelecimentos, o governador disse que o assunto só poderá ser tratado quando um cumprimento mínimo do isolamento e quando a taxa de ocupação dos leitos de UTI em decorrência do coronavírus chegar a 50%. “Hoje temos 266 leitor de UTI no Estado e 68% de ocupação. Esses indicadores ainda apontam para o comércio fechado”.

Leitos em UTI

A partir da próxima segunda-feira (04) o estado a a contar com 353 leitos de UTI para atender pacientes com Coronavírus. Para conseguir essa ampliação, o governo comprou leitos em hospitais particulares como o Hospital Vila Velha, Hospital Santa Mônica e Vitória Apart Hospital.

Neste sábado o Hospital Jayme dos Santos Neves, referência no tratamento de casos graves da doença, recebeu 30 novos respiradores que vão possibilitar a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Durante o dia, o governo recebeu também 50 mil testes para detectar o coronavírus. Eles serão distribuídos pela Secretaria Estadual de Saúde aos municípios a partir de segunda-feira (4).

Maior número de mortes é de moradores da periferia

Os novos números de casos confirmados da Covid-19 acenderam uma preocupação a mais no Executivo: a maior parte das mortes já é de moradores de bairros mais populares, com menor infraestrutura.

“Os bairros mais populares estão com menos isolamento. No mundo todo aconteceu assim, e agora acontece no Espírito Santo. Ele começou no litoral da região metropolitana e agora avançou para os bairros mais populosos. É onde estamos perdendo mais vidas”, disse Casagrande.

Guardas e PM na fiscalização

Nos próximos dias, haverá uma reunião com as prefeituras para estabelecer um trabalho de orientação e fiscalização com parte do efetivo das Guardas Municipais e da Polícia Militar.

“Primeiro o sempre é orientação. Mas já estão previstas nos decretos, que assinei, penalidades. Ou a gente se convence que a pandemia deve ser enfrentada por todos, ou vamos ter dificuldade de alcançar resultados”, disse.

Distribuição de máscaras

Na segunda, o governo também iniciará a distribuição de 1 milhão de máscaras de proteção aos usuários do sistema Transcol nos terminais da Grande Vitória. Segundo Casagrande, a determinação é para que todos utilizem os equipamento.

Confira o anúncio completo do governador