Dia a dia
Câmara avalia a desobrigação do uso de máscaras em Vitória
Projeto foi apresentado pelo vereador Armandinho Fontoura (Podemos) no mesmo dia em que o município retirou a exigência do aporte vacinal

Câmara de Vitória avalia a desobrigação do uso de máscaras na capital. Foto: Ricardo Wolffenbuttel/ Governo de SC
Após retirar a exigência do aporte vacinal, Vitória poderá ter a desobrigação do uso de máscaras. O Projeto de Lei foi apresentado na Câmara Municipal de Vitória pelo vereador Armandinho Fontoura (Podemos) na quarta-feira, 9.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Na região sudeste do Brasil, Vitória é a única capital que ainda não retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras. Em Belo Horizonte e em São Paulo as máscaras não são mais obrigatórias em espaços abertos. No Rio de Janeiro, a medida vale também para os locais fechados.
De acordo com o vereador, o uso obrigatório da máscara é uma falsa narrativa. “Toda a população da nossa capital está imunizada, praias cheias, carnaval todo mundo sem máscara, shows, aglomeração é uma verdadeira demagogia”, disse pelas redes sociais.
O Projeto de Lei ainda será apresentado no plenário para votação. Se aprovado, segue para sanção ou veto do prefeito da cidade, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
No Brasil, são dez capitais que já adotaram a medida:
- Rio de Janeiro (RJ);
- São Paulo (SP);
- Belo Horizonte (MG);
- Natal (RN);
- São Luís (MA);
- Florianópolis (SC);
- Boa Vista (RR);
- Macapá (AP);
- Rio Branco (AC);
- Brasília (DF).
