Coluna Vitor Vogas
Troca no comando: Pazolini substitui secretário de Segurança de Vitória
Agora ex-secretário, Paolo Quintino parafraseou Darcy Ribeiro em sugestiva nota de despedida para guardas municipais: “Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”

Amarílio Boni (à direita) será o novo secretário de Segurança Urbana de Vitória. Foto: Prefeitura de Vitória
O tenente-coronel Paolo Quintino não é mais secretário de Segurança Urbana de Vitória. Em seu lugar, o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) decidiu nomear o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Espírito Santo, Amarílio Boni. O ato de exoneração de Quintino foi publicado na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial de Vitória. Boni ainda será nomeado, pois precisa resolver os trâmites para ser cedido dos quadros da PRF.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em uma nota dirigida aos seus ex-subordinados, Quintino externou certa frustração e, parafraseando Darcy Ribeiro, afirmou: “Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”.
Essa é a segunda troca de comando na secretaria em cerca de seis meses.
Oficial da Polícia Militar do Espírito Santo, Quintino era subsecretário municipal de Segurança Urbana até meados de março, quando substituiu na chefia da pasta o delegado da Polícia Civil Ícaro Ruginski. Pretendendo disputar uma vaga de deputado federal, Ruginski filiou-se ao Partido Social Cristão (PSC) e se desincompatibilizou do cargo de secretário (ordenador de despesas), assumindo uma função menor na Prefeitura de Vitória.
Porém, no início de julho, o delegado anunciou, via redes sociais, sua decisão de desistir de disputar o pleito. No post, externou certa insatisfação devido a expectativas não cumpridas, mas não citou nomes.
Agora, após cerca de seis meses no cargo, Quintino é exonerado a pedido – como consta no ato publicado no Diário Oficial. Procurado pela coluna, ele preferiu não se pronunciar sobre os motivos da decisão. Limitou-se a confirmar que saiu por vontade própria. Também enalteceu o trabalho dos cerca de 440 integrantes da Guarda Municipal de Vitória e destacou o novo plano de cargos e salários da categoria, aprovado em julho pela Câmara Municipal.
No entanto, a coluna teve o a uma nota endereçada por Quintino a servidores da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e aos guardas municipais de Vitória. Do texto, além dos muitos agradecimentos ao prefeito Pazolini, a Ruginski e aos seus ex-subordinados, depreende-se alguma frustração, por conquistas que ele não pôde alcançar durante sua curta agem pelo cargo.
Parodiando um conhecido texto do escritor, antropólogo e político Darcy Ribeiro, o tenente-coronel escreveu:
“Que meu último ato como secretário municipal de Segurança Urbana de Vitória seja um abraço de gratidão em cada integrante desta Secretaria. […] quero terminar fazendo uma paródia a […] Darcy Ribeiro: ‘Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei adquirir drones de última geração para a Guarda e fracassei. Lutei pela criação da Banda da Guarda Municipal de Vitória, não deu certo! Tentei adquirir motos e viaturas de última geração e fracassei. Lutei pelo melhor plano de cargos e salários, não deu certo! Mas os meus fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.’”
No início da tarde desta terça-feira, perguntamos à assessoria da Prefeitura de Vitória o motivo oficial para a substituição na secretaria. Até o momento da publicação desta coluna, não obtivemos retorno. O texto será atualizado se houver um posicionamento oficial.
O novo secretário
Na PRF, Amarílio Boni já atuou no Núcleo de Operações Especiais (NOE) no Pará, na Delegacia de Linhares, no Núcleo de Inteligência do ES, no Grupo de Operações com Cães do ES, já foi chefe do NOE do ES, instrutor dos grupamentos da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), do Batalhão de Missões Especiais (BME) e da Força Tática, ambos da Polícia Militar do Espírito Santo.
Até a cessão federal do superintendente da PRF/ES, quem assume interinamente a Secretaria Municipal de Segurança Urbana é o comandante da Guarda Municipal, Fábio Rebello Alves.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
