fbpx

Coluna Vitor Vogas

“The Ferraços”: qual será o destino político da família no ES?

Saiba quais são as opções na mesa de Ricardo, Theodorico e Norma Ayub. E mais: a missão do “cabo” Da Vitória como articulador do PP; Rigoni pode chamar Evair para o União Brasil

Publicado

em

O ex-senador Ricardo Ferraço. Foto: Senado

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No que toca ao PP, só falta o anúncio oficial. Dirigentes e articuladores do partido no Espírito Santo reforçam o lobby e já consideram praticamente certa a filiação da família Ferraço à agremiação: o ex-senador Ricardo Ferraço, a deputada federal Norma Ayub e o deputado estadual Theodorico Ferraço. Para os progressistas, é só uma questão de tempo para os três, de saída do União Brasil, em a ficha de filiação. Esperam que o anúncio seja feito na próxima segunda-feira (28).

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Mas os Ferraço ainda não bateram o martelo. Avaliam outras opções e tendem a jogar essa decisão para a semana que vem.

Reunião decisiva

De todo modo, um o decisivo no processo de atração dos Ferraço foi dado na tarde desta quinta-feira (24). Recém-filiado ao PP, o deputado federal Josias da Vitória recebeu Ricardo Ferraço em seu gabinete de representação parlamentar, no 16º andar de um edifício comercial na Enseada do Suá. Também participou da reunião o presidente estadual do PP, Marcus Vicente, com quem Ricardo já havia se falado no início da semana.

Theo por tel

Em conversa temperada com empadas de palmito e camarão, Vicente e Da Vitória reforçaram o convite a Ricardo, extensivo ao pai do ex-senador (Theodorico) e à sua madrasta (Norma). Theodorico participou da conversa por telefone, no viva-voz.

Fichas entregues a Theodorico

Após a reunião, o tesoureiro estadual do PP, Marcos Delmaestro, dirigiu-se à Assembleia Legislativa para entregar pessoalmente a Theodorico algumas fichas de filiação ao PP. As fichas, pelo que a coluna apurou, foram pedidas pelo próprio Theodorico ao dirigente do PP por telefone, na noite da véspera (23). Seriam não só para ele mesmo, mas para outros candidatos a deputado estadual que o veterano político cachoeirense pode levar consigo para a chapa do PP. É sem dúvida um forte sinal de que esse tende a ser, de fato, o destino do deputado (por conseguinte, o de Norma). Mas ele pode pegar as fichas e não assiná-las…

Da Vitória, o articulador

O anfitrião da reunião, Josias da Vitória, expressou profundo otimismo em conversa conosco após o tête-à-tête com Ricardo Ferraço:

“A reunião foi excepcional. Até o início desta semana, Ricardo tinha outro caminho. Hoje teve muita receptividade no diálogo que tivemos. Ele tem uma independência em relação à decisão da Norma e do pai dele. Mas agora acredito que teremos os três no Progressistas. Theodorico participou conosco por telefone e ficou de conversar com Norma de forma a concluir. Propus que a gente volte a se encontrar na segunda para anunciar a filiação dos três”, declarou o deputado.

Conforto e astúcia

“Na minha percepção, já está tudo certo. Theodorico é muito astuto, tem uma carreira longa e de muito sucesso e sabe que hoje, no Espírito Santo, seremos a maior legenda. E o Ricardo com certeza ficará mais confortável no PP”, completou o anfitrião.

O articulador

“Cheguei com essa missão”, sintetiza Da Vitória. Apesar de só ter entrado formalmente no PP no último dia 11, ele conta que, antes mesmo de sua filiação, já estava atuando pessoalmente nessa articulação que pode levar o PP a se tornar um partido de imenso porte no Espírito Santo, com o ingresso praticamente simultâneo de vários políticos tradicionais.

Com Neucimar

Na manhã de quarta-feira (23), Da Vitória participou pessoalmente, em Brasília, da reunião do também deputado federal Neucimar Fraga com Arthur Lira, presidente da Câmara Federal e um dos líderes nacionais do PP. A conversa sacramentou a filiação de Neucimar ao PP.

Missão dada é missão cumprida?

Cumprida a “Operação Neucimar”, Da Vitória (que é cabo da reserva da PMES) agora se empenha pessoalmente na missão de emplacar a filiação do clã Ferraço. A conferir.

Neucimar em Brasília

A propósito, Neucimar também teria participado da reunião desta quinta com Da Vitória e Ricardo Ferraço em Vitória. Mas ficou em Brasília para a cerimônia da sua própria filiação ao PP. Já Marcus Vicente estava no Rio de Janeiro para a eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas voltou a Vitória nesta quinta para falar pessoalmente com Ricardo.

Convite do PSDB

Ricardo também tem convite para voltar ao PSDB. É o “outro caminho” mencionado por Da Vitória.

Resistências vencidas

O maior obstáculo para o PP conseguir fazer barba, cabelo e bigode – isto é, atrair Norma, Ricardo e Theodorico – era, segundo Da Vitória, a resistência de candidatos a deputado estadual já posicionados na chapa do PP com relação à chegada de Theodorico. “Como é sempre muito bem votado, ele assusta um pouco quem já está na chapa”, ite Da Vitória. “Mas, na última segunda-feira, vencemos a parte mais difícil, que foi a aceitação de Ferraço pelos outros pré-candidatos. Isso não é mais problema no PP.”

Theodorico e Guerino Zanon

Theodorico Ferraço também foi convidado pelo prefeito de Linhares, Guerino Zanon, para entrar no Partido Social Democrático (PSD). No PSD, contudo, os pré-candidatos a deputado estadual que já têm cadeira cativa e lugar reservado na chapa se rebelaram: nomes como o ex-vereador de Vitória Mazinho dos Anjos e o atual presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael, não aceitam de modo algum o ingresso de candidatos que já exerçam mandato eletivo.

Rigoni quer chamar Evair

Enquanto isso, o novo presidente estadual do União Brasil, Felipe Rigoni, vai convidar o também deputado federal Evair de Melo (PP) para uma conversa ao pé do ouvido: “Não foi feito convite [de filiação a Evair], mas nós vamos conversar, para ver quais são os planos dele e ver se encaixa para a gente”. Rigoni está às voltas com a mesma missão de todos os dirigentes partidários no momento: montar, em nome de seu partido, as chapas de candidatos a deputado estadual e a federal.

Seria um desfalque

Se Evair eventualmente trocar o PP por outra sigla na última hora, vai abalar aquele ousado plano dos progressistas, apresentado aqui na coluna por Neucimar Fraga, de eleger de três a quatro dos dez deputados federais pelo ES em outubro.

Entreouvido

Aliás, foi dito por um dos participantes da reunião de dirigentes do PP com Ricardo Ferraço nesta quinta-feira: “Não precisamos de Renato [Casagrande] para eleger quatro deputados federais”.

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.