fbpx

Coluna Vitor Vogas

Quem vai substituir Contarato no Senado se ele se tornar governador?

Apresentamos o perfil da 1ª suplente do senador, eleita com ele em 2018

Publicado

em

Ana Paula Tongo da Silva. Foto: Facebook

O senador Fabiano Contarato (PT) é mais candidato que nunca a governador do Espírito Santo. Segundo a presidente estadual do PT, Jackeline Rocha, a candidatura de Contarato só será retirada se vier uma ordem nesse sentido da Executiva Nacional do partido, a qual, no entanto, a própria Jackeline considera hoje muito pouco provável. Nesse contexto, parece-nos oportuno recordar: se Contarato, hipoteticamente, vencer a eleição e chegar ao Palácio Anchieta, quem é que assumirá o mandato dele no Senado pelo Espírito Santo, em janeiro de 2023?

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A resposta está na composição da chapa pela qual o delegado de polícia se elegeu em 2018. Ao lado dele na chapa estava a engenheira Ana Paula Tongo da Silva, primeira suplente do senador.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Em 2018, Contarato disputou a eleição pela Rede Sustentabilidade. Ana Paula estava no MDB e, conforme informou à coluna, continua filiada ao partido. Se Contarato realmente concorrer e se vencer a disputa ao governo, é ela quem “herdará” o mandato, pelos quatro anos seguintes, como manda a Constituição Federal.

Ana Paula Tongo é natural de Vitória, tem 45 anos e se autodeclara preta – com base no registro de sua candidatura em 2018, disponível na página do TSE. É pós-graduada em Engenharia de Produção e CEO da empresa Bitável Tecnologia, fundada e gerida por ela e seu irmão, Flavio Tongo, em Vitória, desde 1999.

Trata-se de “uma empresa de tecnologia e engenharia focada no controle de projetos, construções e produção não seriada engenheirada (Engineered to order – ETO)”, conforme a descrição encontrada no site da companhia, que presta ou já prestou serviços para grandes empresas privadas e órgãos públicos com atividades no Espírito Santo, como a Vale, a Samarco, a EDP, o Estaleiro Jurong Aracruz, o Dnit e o DER-ES. Com sede na Avenida Maruípe, a Bitável ajuda seus clientes a otimizar processos e solucionar problemas de atraso em entregas.

Além de istrar a própria empresa, Ana Paula ministra palestras e workshops. Em 2013, assim como o irmão e sócio, ela recebeu da então presidente Dilma Rousseff (PT) a comenda Ordem do Rio Branco. O decreto foi assinado por Dilma em 16 de maio daquele ano.

Ainda que indiretamente, Ana Paula poderá se tornar personagem da campanha e dos debates eleitorais, já que, em caso de vitória de Contarato, a engenheira será automaticamente alçada à importantíssima condição de senadora pelo Espírito Santo.

Como curiosidade, a vaga no Senado em disputa neste ano no Espírito Santo é a da senadora Rose de Freitas (MDB), pré-candidata à reeleição. Digamos que Rose não consiga renovar o mandato por mais oito anos, mas Contarato tenha sucesso em se eleger governador. O Espírito Santo perderá uma mulher filiada ao MDB no Senado… e, por outra via, ganhará outra mulher filiada ao MDB, pelos quatro anos seguintes.

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.