Coluna Vitor Vogas
Quem é o Guerino Zanon que vem para a eleição a governador?
Análise do perfil do pré-candidato no Instagram fornece pistas importantes da imagem e da mensagem que serão exploradas por ele ao longo da campanha

Guerino Zanon em atividade de pré-campanha com o deputado federal Evair de Melo
Único dos nove pré-candidatos a governador do Espírito Santo ainda refratário à concessão de entrevistas, o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) tem intensificado a sua campanha a governador do Estado via redes sociais. A sua conta no Instagram dá um fidedigno esboço do Guerino que deve se apresentar para os eleitores capixabas quando a bola rolar para valer.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Do conjunto de postagens feitas por ele nos últimos dois meses, desponta um político inequivocamente de direita (nesta segunda, 30, cumpriu agenda em Marechal Floriano ao lado do deputado Evair de Melo), com traços de conservadorismo realçados pela estreita ligação com a fé e a família; ao mesmo tempo, surge um homem público experiente que procura sublinhar seus atributos como bom gestor (“sabe fazer”) e que tomará Linhares como vitrine e plataforma para a campanha estadual (“quer fazer pelo Espírito Santo o que fez por Linhares”). Esse é o perfil eleitoral desenhado em seu perfil no Insta, com base numa eloquente amostragem inicial.
Na internet, a pré-campanha propriamente dita de Guerino começou no dia 1º de abril. O marco inaugural foi sua carta ao povo de Linhares, que ele fez questão de publicar na íntegra. Nessa data, ele saiu do MDB (onde não teria legenda) e filiou-se ao PSD, nova “concentração política” de muitos aliados do ex-governador Paulo Hartung, como ele próprio. Na véspera, havia anunciado a sua renúncia ao cargo de prefeito, também a fim de se viabilizar.
Já no dia 7 de abril, filmando a si mesmo com o próprio celular, o pré-candidato anuncia, em parada num posto de combustível: “Pegando a estrada pra Vitória. Nos próximos meses, esta será a minha vida, percorrendo o Espírito Santo e conversando um pouquinho com os capixabas”. O nome do posto, informa, é Paradão. Mas paradão ele não fica. Dali em diante, segue-se uma série de posts no mesmo estilo: feitos pelo próprio Guerino, com a marca do espontaneísmo e da improvisação (alguns são gravados com a câmera do celular na horizontal, posição “errada” para publicação no Instagram, e desse jeito mesmo são postados).
À parte as despreocupações de ordem técnica, o principal (a mensagem) já está ali. No dia 10 de abril, Guerino surge mostrando um laranjal e subscreve o dito: “Se plantando, se colhe”. Dois dias depois, aparece bem em frente à fábrica de café solúvel Cacique, atraída por ele para Linhares, e anuncia: “É assim que nós trabalhamos”. Se não são primores do ponto de vista técnico, os vídeos já contêm a ideia que o pré-candidato quer “plantar”: político trabalhador, que sabe como gerar desenvolvimento, e mais: parceiro do agro e da indústria.
Já no dia 22 de abril, temos Guerino em frente a uma barragem na vizinha Jaguaré, destacando a inauguração da obra no ano de 2018, ainda no governo de Paulo Hartung – maneira muito sutil de começar a demarcar sua ligação com o ex-governador.
Homem de família e do povo
Mas também há bastante espaço para pintar um “Guerino família” e um “Guerino comum”, “do povo”, “gente como a gente”. Em 23 de abril, ele cita amigos e conhecidos pelos nomes e apelidos, para logo depois surgir em novo vídeo num campo de futebol de várzea no distrito de Povoação, com um homem apelidado Curió: “Bater uma peladinha e depois uma grande confraternização na Lagoa da Viúva”. Que beleza!
No dia seguinte, postou vídeo de seu netinho, Léo, dando boa noite para todo mundo e, literalmente, limpando o nariz (faz parte). O único netinho, aliás, é figura constante nas postagens, ao lado da única netinha, reforçando esse aspecto de homem zeloso pela família, marido de dona Luciléia há quase 40 anos e pai de três filhos.
No dia 7 de maio, post em homenagem a Léo, que fazia aniversário. Dias depois, como cabe a um bom filho, homenagem à própria mãe, no dia delas. Ao lado dos valores familiares, começa a aparecer o apego a valores religiosos: no dia 25 de abril, a homenageada no post é Nossa Senhora da Penha.
Equipe de marketing
Da metade de maio em diante, o amadorismo vai cedendo espaço a postagens bem mais profissionais e mais bem produzidas. O ganho de qualidade técnica é considerável, em consequência, presume-se, da entrada de uma equipe de profissionais do marketing na campanha – em tempo: ele ou a ser assessorado pela jornalista Andréia Lopes, superintendente estadual de Comunicação no último governo Paulo Hartung.
Com o acréscimo de qualidade, são então potencializadas aquela primeiras ideias semeadas por Guerino em abril. Com relação à imagem de “ótimo gestor”, a assessoria do ex-prefeito – que assume a produção dos posts – continua a enaltecer seus predicativos. O marco da guinada é o post do dia 14 de maio, no qual são listados “os pilares de Guerino”: “desenvolvimento, educação, pessoas e segurança”. “Guerino sabe fazer” torna-se um primeiro slogan (talvez não definitivo), presente em quase todas as publicações.
“Linhares, nota A”
A primeira aparição do slogan se dá na postagem de 16 de maio, que, emblematicamente, destaca Linhares como “a cidade Nota A do Tesouro Nacional” – referência à ótima capacidade de pagamento do município, conforme classificação atribuída pela Secretaria do Tesouro Nacional. Do mesmo feito, em relação ao Espírito Santo, gabava-se Paulo Hartung em sua última istração. E da mesma nota se orgulha agora o governador Renato Casagrande (PSB), potencial adversário de Guerino nas urnas.
De lá para cá, o seguidor ou visitante do perfil pode encontrar um videoclipe que responde, em pouquíssimos segundos, “como se faz uma gestão moderna”. Em outro, Guerino revela a fórmula do sucesso que sempre teve em suas caminhadas políticas (em Linhares ele de fato só sofreu uma derrota, e dolorosa, para Nozinho Corrêa, em 2012).
O texto de uma postagem diz que “o Espírito Santo precisa de lideranças que tenham compromisso e que assumam o protagonismo de um novo projeto”. O de outra apresenta Linhares como exemplo na atração de indústrias – lembrando sempre: um olho na indústria, outro no agronegócio, por exemplo em post comemorativo do Dia Nacional do Café. Outra publicação destaca o “desenvolvimento sustentável”. E por aí vai…
“Prazer, Guerino”
Percebe-se também, por parte da equipe de Guerino, a consciência da limitação de seu recall à divisa natural do Rio Doce e, por conseguinte, a necessidade de tornar seu candidato muito mais conhecido pelos capixabas em geral. Como? Literalmente, apresentando-o ao público, ou fazendo-o se apresentar: “Prazer, Guerino”, lê-se em um dos posts.
Nesses exercícios de apresentação, também há margem para o humor. Num alívio cômico em seu feed, respondendo a um entrevistador que não se vê – no estilo “comercial da Brastemp” ou do seriado “Modern Family” –, Guerino revela, coçando a parte de trás da orelha, que o seu apelido é… Quico.
“Guerino na família é de avô, tio, primo… Somos em cinco Guerinos”, explica, fazendo inveja aos Aurelianos de “Cem anos de solidão”. “Eu sou o Guerino da Luizinha”, especifica, aí já fazendo lembrar o Severino da Maria e do finado Zacarias, no poema de João Cabral de Melo Neto.
Buscando expandir seu alcance para o sul do Rio Doce, Guerino também chegou a estrelar um curto vídeo, no mirante do Convento da Penha, desejando os parabéns a Vila Velha no aniversário da cidade: “O Espírito Santo nasceu aqui”.
Maridão apaixonado
Enquanto isso, em meio às indefectíveis fotos com os netinhos, os posts da série “um homem de família” também ficam mais elaborados. No já citado estilo “entrevista para documentário”, sem olhar para a câmera, Guerino aparece, no dia 15 de maio, falando sobre o apoio da família em sua trajetória política, especialmente de Luciléia, sua esposa desde 1983 (estão juntos desde 1979). “A casa é o escudeiro”, compara.
Dois dias depois, no aniversário da esposa, publica uma declaração de amor para dona Luciléia de fazer inveja a casais adolescentes. Já no seu próprio aniversário, celebrado no último domingo (29), além de foto com bolo de brigadeiro entre a mulher e (adivinhem) os dois netinhos, sua equipe publicou um vídeo editado com mensagens de congratulações gravadas por inúmeros anônimos – mais uma forma de reforçar o lado “Guerinão da massa”.
“Trabalho e fé”
E, se restava alguma dúvida de que Guerino fará uma campanha em sintonia com a tradicional família capixaba, para conservadores religiosos aplaudirem e em embaixo, sua equipe tratou de publicar, no último dia 26, foto de reunião do pré-candidato com pastores da Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo (Cadeeso). E ainda tascou esta: “Um grande estado precisa de trabalho e de fé”.
Diz-me com quem andas…
Falando em religião, o posicionamento ideológico de Guerino não é explícito (de novo: ele não tem dado entrevistas), mas não chega a ser um enigma. Ele mesmo tem emitido sinais importantes a partir das companhias políticas com quem tem literalmente andado, ou se encontrado.
No dia 5 de maio, publicou foto de seu encontro com o senador Marcos do Val (Podemos), político de direita e defensor de pautas da agenda do governo Bolsonaro, como a flexibilização das armas de fogo.
Já nesta segunda-feira (30), no mais gritante sinal, postou fotos de sua visita em pré-campanha ao município de Marechal Floriano, na Região Serrana, ao lado de ninguém menos que o deputado federal Evair de Melo (PP), que rivaliza com Carlos Manato (PL) e Magno Malta (PL) como o mais bolsonarista entre os bolsonaristas da política capixaba – entre os atuais detentores de mandato, ganha fácil.
Guerino também já se reuniu, por exemplo, com o deputado estadual Sergio Majeski (PSDB), que não é um político de direita. Mas não postou nenhum registro desse encontro.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
