fbpx

Coluna Vitor Vogas

Pela primeira vez, Contarato declara voto em Casagrande

Retirado pelo PT em julho da disputa pelo governo estadual, senador defende “união para virar a página de um momento político tão terrível no Brasil”

Publicado

em

É natural, era esperado, mas agora é oficial: o senador Fabiano Contarato (PT) declarou apoio e voto em Renato Casagrande (PSB) na eleição para o governo estadual. O senador petista deu a declaração em uma nota enviada à imprensa pela sua assessoria, na tarde desta segunda-feira (26).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Na nota, Contarato afirma que ele e Casagrande sempre tiveram “uma relação de profundo respeito”, que ambos estão em sintonia “no palanque do presidente Lula” e que, mais do que nunca, é preciso “união para virar a página de um momento político tão terrível no Brasil”.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

O PT de Contarato e o PSB de Casagrande estão coligados na eleição presidencial (a chapa Lula/Alckmin) e também na eleição ao governo do Espírito Santo. A aliança local foi selada em julho. Ao decidir apoiar a reeleição de Casagrande, seguindo orientação da direção nacional, o Diretório Estadual do PT retirou a pré-candidatura de Contarato ao Palácio Anchieta.

> O verdadeiro desafio a ser vencido por Manato para chegar ao segundo turno

Rifado no processo, o senador vinha mantendo silêncio sobre o assunto. Quando questionado se apoiaria pessoalmente Casagrande, dizia ainda não ter se decidido.

Esta, portanto, é a primeira vez que o senador do PT se posiciona a favor da reeleição de Casagrande.

Ainda na fase de pré-campanha, para remover Contarato e apoiar Casagrande, o PT pediu, em contrapartida, apoio do governador socialista a Lula e participação na construção do seu plano de governo. Extraoficialmente, também há a expectativa de participação no secretariado no próximo governo Casagrande, em caso de vitória eleitoral.

Até o momento, Casagrande tem feito manifestações bastante tímidas de apoio a Lula, que não foi nem será citado em sua propaganda de rádio e TV.

> Caetano declara apoio à reeleição de Casagrande antes de show em Vitória

A nota de Contarato

Leia abaixo, na íntegra, a nota do senador Fabiano Contarato:

Meus amigos, minhas amigas do nosso querido Estado do Espírito Santo, mais do que nunca a gente precisa de união para virar a página de um momento político tão terrível no Brasil. E o exercício da política é essencial para isso, porque o valor da democracia e do voto é inegociável.

Num grande entendimento nacional e aqui no Estado, o Partido dos Trabalhadores, meu partido, decidiu apoiar a reeleição do governador Renato Casagrande. Tudo dentro de um processo transparente, conversado e colocando nossas afinidades programáticas em primeiro plano. O governador Casagrande e eu sempre tivemos uma relação de profundo respeito, e é nessa sintonia que estamos hoje no mesmo palanque do presidente Lula e da reeleição do nosso governador.

Declaro meu voto em Casagrande para o governo, na absoluta certeza de que o Estado terá um gestor comprometido com a geração de emprego, a saúde, os direitos humanos, a educação, a atenção aos mais pobres e aos que am fome neste país desgovernado por Bolsonaro.

Vamos juntos pelo Brasil, vamos juntos com Lula e com Casagrande! No dia 2, é 13 para presidente e 40 para governador!

Senador Fabiano Contarato (PT-ES)

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.