fbpx

Coluna Vitor Vogas

Gandini defende Luciano candidato ao Senado: “Vamos tentar convencê-lo”

E mais: veja quem são os candidatos a deputado federal e estadual da federação do PSDB com o Cidadania no ES

Publicado

em

Luciano Rezende. Foto: Prefeitura de Vitória/André Sobral

O presidente estadual do Cidadania, Fabrício Gandini, defende que o ex-prefeito de Vitória Luciano Rezende, filiado ao mesmo partido, concorra ao Senado este ano como companheiro de chapa do governador Renato Casagrande (PSB).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo Gandini, Luciano tem dito que não será candidato a nada. Mas ele incentiva o ex-prefeito a entrar na disputa ao Senado:

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

“A princípio, o Luciano diz que não é candidato a nada. Mas, se ele se animar… Eu acho que ele devia se colocar como candidato a senador. Acho que tem espaço para isso. A gente tem uma disputa para o Senado bem aberta. E o nome dele é um nome a se considerar. Dentre os pré-candidatos que estão colocados, acho que ele tem chances, estaria na disputa. Tem tempo ainda para ele mudar de ideia, e vamos tentar convencê-lo. Acho que ele daria uma grande contribuição no Senado para o Espírito Santo.”

Chapas proporcionais

Com a formação da federação do Cidadania com o PSDB, os dois partidos terão uma chapa completa na eleição para a Câmara dos Deputados (até onze candidatos). O mesmo na eleição para a Assembleia Legislativa.

Na chapa de federais, dentro da cota do Cidadania, o partido de Gandini vai lançar o ex-vereador de Vitória Vinicius Simões e, possivelmente, o ex-prefeito de Cariacica Juninho. Gandini também está tentando convencer o vice-prefeito de São Mateus, Ailton Caffeu, a se lançar.

Já pelo lado do PSDB, farão parte da chapa o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho, o deputado estadual Sergio Majeski, o presidente da Câmara da Serra, Rodrigo Caldeira, e a ex-secretária de Direitos Humanos de Vitória Neuzinha de Oliveira.

Na chapa de estaduais, o Cidadania terá, entre outros, o próprio Gandini (candidato à reeleição), a ex-secretária estadual de Turismo Lenise Loureiro, o vereador Luiz Emanuel Zouain, o ex-vereador Leonil (que também pode vir a federal) e Rafael Gumiero, secretário de istração de Vila Velha durante a última istração Max Filho (2017-2020).

Já o PSDB lançará, entre outros, seus três deputados estaduais que concorrerão à reeleição (Vandinho Leite, Emílio Mameri e Marcos Mansur), além do ex-vereador de Vitória Mazinho dos Anjos e do ex-deputado federal Marcelino Fraga, filiado no dia 2 de abril.

Em ambos os casos, o PSDB, por ser maior que o Cidadania, terá um espaço maior na composição das chapas.

Ricardo Ferraço

Filiado ao PSDB em março, o ex-senador Ricardo Ferraço tem sido especulado como possível candidato a vice-governador na chapa de Casagrande. Gandini diz que aprova a ideia:

“Isso não foi discutido com o Cidadania em nenhum momento. Mas é um nome que está na nossa federação. Como está dentro da nossa federação, com certeza é um nome que teria o apoio dos dois partidos.”

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.