Coluna Vitor Vogas
Álbum completo: vice-prefeito da Serra se posiciona entre Manato a Casagrande
Saiba em qual palanque ficou cada um dos vice-prefeitos das quatro maiores cidades da Grande Vitória e as inclinações dos respectivos prefeitos

Thiago Carreiro é vice-prefeito da Serra. Foto: Reprodução Facebook
O vice-prefeito da Serra, Thiago Carreiro (União Brasil), declarou apoio à reeleição do governador Renato Casagrande nesta quinta-feira (20). Nos quatro maiores municípios da Grande Vitória (e do Espírito Santo), ele era o único vice-prefeito que ainda não havia se posicionado no 2º turno disputado entre Casagrande e o ex-deputado federal Carlos Manato (PL). Agora, sabemos com quem está ombreado cada um.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em Vila Velha, o vice-prefeito Victor Linhalis (Podemos), deputado federal eleito, apoia Casagrande, acompanhado o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), seu principal aliado. Os dois têm feito caminhadas com Casagrande em bairros da cidade, onde o atual governador derrotou Manato por poucos votos no 1º turno. O Podemos faz parte da coligação do atual chefe do Executivo estadual.
Em Vitória, a vice-prefeita Capitã Estéfane (Patriota) também está com Casagrande. Ela diverge do seu partido, que declarou apoio a Manato, e do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), que não fez manifestação pública de apoio eleitoral a Manato, mas é adversário político do atual governador. Estéfane gravou vídeo com Casagrande na última sexta-feira (14) e, no dia seguinte, participou de comício em Vitória com ele.
Em Cariacica, a vice-prefeita Enfermeira Edna (PSC) está com Manato. Ela acompanha o seu partido, que também apoia oficialmente o candidato de oposição, mas diverge do prefeito Euclério Sampaio (União Brasil), aliado de Casagrande no município. Euclério também já participou de comício com o governador na cidade, há poucos dias.
Na Serra, Carreiro agora se junta ao palanque que também tem o prefeito Sérgio Vidigal (PDT), grande aliado de Casagrande. O partido do vice-prefeito, União Brasil, também apoia o atual governador, da mesma forma que o seu presidente estadual, o deputado federal Felipe Rigoni.
A justificativa de Carreiro
Como muitos antigos ou novos aliados de Casagrande, o vice-prefeito da Serra (sem citar Manato) falou em “risco de retrocesso”:
“Durante o 1º turno eu apoiei um candidato, por acreditar que ele representava o melhor projeto de gestão para o Espírito Santo. Infelizmente ele não foi para o 2º turno. Agora, preciso decidir entre dois projetos e utilizo o mesmo critério. Agora acredito que o melhor projeto de gestão para o Espírito Santo é o do governador Renato Casagrande. Apesar de toda a divergência, a gente não pode negar que o Estado está equilibrado, que as contas estão em dia, que a gestão fiscal do Espírito Santo é nota A e respeitada no Brasil todo. E a gente não pode correr o risco de ter uma gestão que seja desastrosa, que o Estado retroceda.”
Carreiro foi candidato a deputado federal. Com 13.017 votos, não se elegeu.
A nota do União Brasil
No dia 6 de outubro, a direção estadual do União Brasil publicou a seguinte nota:
“O União Brasil Espírito Santo apoiará o candidato Renato Casagrande a reeleição ao governo do estado, a diretriz ora informada deve ser seguida por todos os filiados e eleitores do Partido que se posicionarem com relação ao 2º turno da eleição estadual. É importante salientar que todo filiado deve respeitar a fidelidade partidária e ao se posicionar sobre a eleição estadual a diretriz determinada pela Comissão Estadual e Nacional, deve ser respeitada.”
Não deixa de ser um pouco irônico, pois o presidente estadual, Felipe Rigoni, decidiu sair do PSB de Casagrande após ter sofrido sanção da direção nacional da sigla, por ter votado a favor da reforma da Previdência em 2019.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
