Coluna Vitor Vogas
Vereador do PP recusa convite de Pazolini para assumir secretaria
Anderson Goggi tomou a decisão e a comunicou ao prefeito na tarde desta quinta-feira (25). Conheça as suas razões

Anderson Goggi, Lorenzo Pazolini, Aridelmo Teixeira e Marcos Delmaestro. Crédito: Reprodução Instagram
O vereador Anderson Goggi (PP) recusou o convite do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) para assumir o cargo de secretário de Cultura de Vitória. O convite foi feito pelo prefeito no dia 12 de maio e gerou uma crise dentro do PP e também entre o partido e o governo de Renato Casagrande (PSB), apoiado oficialmente pela sigla. O governador chegou a afirmar à coluna que, se o ingresso do PP na gestão de Pazolini se confirmasse, o PP iria para um lado; ele e seu grupo, para o outro.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A aproximação do PP com Pazolini, concretizada por meio desse convite e conduzida por Josias da Vitória, pôs em evidência o afastamento do deputado federal em relação ao Palácio Anchieta e o seu rompimento político com Casagrande. Explicitou, ainda, um racha interno no PP, entre o grupo de Marcus Vicente (leal a Casagrande) e o de Da Vitória, que substituiu o primeiro no comando estadual da sigla em abril.
Em breve conversa por telefone na tarde desta quinta-feira (25), logo após enviar à imprensa uma nota oficial (abaixo), Goggi afirmou que a intensa repercussão e a cizânia provocadas pela aproximação do PP com Pazolini não influenciaram na sua decisão de recusar o convite do prefeito. Disse, ainda, não ter sido pressionado por nenhuma das partes: nem por Da Vitória nem pelo Palácio Anchieta. “Tomei a decisão de maneira soberana.”
Segundo Goggi, o que realmente pesou em sua decisão foi o pouquíssimo tempo – menos de um ano – que ele teria para mostrar serviço à frente da pasta, conforme ele expõe em sua nota pública, enviada por ele nesta tarde, em primeira mão, a Pazolini por Whatsapp. Antes de informar sua decisão ao prefeito, ele a comunicou ao presidente do PP em Vitória, Marquinhos Delmaestro.
Na nota, o vereador também agradece enfaticamente a Pazolini pelo convite e afirma que a Executiva do PP em Vitória não indicará ninguém para ocupar o mesmo cargo em seu lugar. Como já disse à coluna Delmaestro, se a direção estadual (leia-se Da Vitória) quiser fazer isso, tem totais condições de fazer.
Pré-candidato à reeleição, Goggi seguirá exercendo o seu mandato normalmente na Câmara de Vitória, como vereador independente, segundo ele.
Confira a nota do vereador na íntegra:
O Vereador Anderson Goggi comunica sua decisão em relação ao convite feito pelo Prefeito Lorenzo Pazollini para assumir a Secretaria de Cultura do município.
Inicialmente, agradeço ao Prefeito pela consideração e pela confiança depositada no meu trabalho. Sei da relevância da Secretaria e seu papel fundamental no desenvolvimento cultural da nossa cidade.
Como presidente da Comissão de Cultura na Câmara Municipal de Vitória e alguém que tem profundo apreço e ligação com a pauta, essa oportunidade despertou em mim grande entusiasmo.
No entanto, após uma análise cuidadosa e consultas realizadas junto ao meu grupo, tomei a difícil decisão de não aceitar o convite para assumir a Secretaria de Cultura neste momento. Essa decisão foi tomada levando em consideração diversos aspectos e necessidades do cenário atual.
Acredito que o período de 8 meses, estipulado para minha possível gestão na Secretaria, seria insuficiente para realizar um trabalho de excelência e promover transformações significativas para a cidade e para o ecossistema cultural capixaba. Entendo que é necessário um tempo mais amplo para planejar e implementar ações que realmente atendam às demandas e necessidades da cultura.
Além disso, como vice-presidente do Diretório Municipal do Partido Progressista (PP), informo que não temos outro nome para indicar à Secretaria, uma vez que o convite foi feito diretamente a mim.
Agradeço ao Prefeito Lorenzo Pazollini pela confiança depositada em meu trabalho e pelo convite honroso. Estou à disposição para contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade e empenhado em trabalhar em conjunto para alcançar nossos objetivos comuns.
Atenciosamente,
Anderson Goggi
