fbpx

Coluna Vitor Vogas

PSB entra no governo Arnaldinho e fecha apoio à reeleição do prefeito

Indicado por sigla de Casagrande, ex-presidente da Cesan Cael Linhalis assumirá Secretaria de Planejamento de Vila Velha. Ele é pai do ex-vice-prefeito

Publicado

em

Arnaldinho Borgo e Renato Casagrande. Foto: Divulgação

Arnaldinho Borgo e Renato Casagrande casaram eleitoralmente de papel ado. Foto: Divulgação

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla do governador Renato Casagrande, decidiu apoiar a reeleição do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), em 2024. Para selar a aliança, o partido entrará oficialmente na istração de Arnaldinho, com lugar de destaque no secretariado municipal. Indicado pelo PSB, o ex-presidente da Cesan Carlos Aurélio Linhalis assumirá o comando da Secretaria de Planejamento, que será desmembrada da Secretaria de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes (Semope). O acordo já está amarrado, e o anúncio oficial ocorrerá nos próximos dias.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Além de muito amigo de Casagrande, Cael, como é mais conhecido, é filiado ao PSB há décadas. Especialista em istração, ele presidiu a Cesan durante o governo ado (2019-2022), mas precisou deixar o cargo no dia 31 de janeiro deste ano por força de um impedimento legal: Cael é pai do ex-vice-prefeito de Vila Velha, Victor Linhalis (Podemos), eleito em outubro ado como “o deputado do Arnaldinho” e empossado em 1º de fevereiro na Câmara Federal.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

A Lei das Estatais proíbe a nomeação, no Conselho de istração e na diretoria de empresas públicas (como a Cesan), de parentes até o terceiro grau de ocupantes de uma série de cargos públicos, incluindo parlamentares, de modo a evitar conflitos de interesses.

Assim, se Arnaldinho “perdeu” o filho para a Câmara dos Deputados, agora vai ganhar o pai.

Na última terça-feira (1º), prefeito e futuro secretário estiveram reunidos com Casagrande no Palácio Anchieta. Ontem (2), os últimos detalhes foram ajustados em nova reunião, dessa vez no gabinete de Arnaldinho na Prefeitura de Vila Velha. Representando o PSB, além do próprio Cael, o presidente estadual da agremiação, Alberto Gavini, o municipal, Harlen da Silva, e o deputado estadual Tyago Hoffmann, que postou vídeos do momento no Instagram.

Em nome da gestão de Arnaldinho, além do próprio prefeito, participou o estrategista político Robinho Leite, que há pouco tempo assumiu o cargo de assessor especial da Secretaria Municipal de Governo – foi nomeado em 12 de julho. Experiente operador de bastidores, Robinho chefiou duas pastas no primeiro governo Casagrande: foi secretário de Governo (2011-2012) e de Planejamento (2012-2013). Agora, a a colaborar com Arnaldinho visando à recondução do prefeito nas urnas.

Fontes do PSB garantem que o partido não tem nenhuma dúvida quanto a apoiar o prefeito de Vila Velha no ano que vem. Além da profunda parceria política que une Casagrande e Arnaldinho, com o Governo Estadual injetando muitos recursos na cidade desde 2021, o prefeito foi personagem capital na campanha do governador em Vila Velha na eleição estadual do ano ado. Por esse ângulo, apoiar a recondução de Arnaldinho também é questão de reciprocidade.

Casagrande em carreata em Vila Velha, entre Arnaldinho Borgo e Victor Linhalis. Foto: Hélio Filho

Com a entrada no primeiro escalão de Arnaldinho e a consolidação da aliança eleitoral, o PSB também espera cacifar-se para pleitear, na hora certa, a indicação da candidatura a vice-prefeito na chapa da situação em Vila Velha. O posto é altamente cobiçado por forças políticas diversas, já que, se reeleito, Arnaldinho é cotado para renunciar ao segundo mandato no meio para candidatar-se ao Palácio Anchieta em 2026, na sucessão de Casagrande.

A pasta reservada para Cael

Na verdade, na pessoa de Cael, o PSB assumirá uma secretaria municipal que já existiu, deixou de existir e está prestes a ser recriada. O que existe hoje é a turbinada (para os críticos, inchada) Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes (Semope), resultante da fusão de outras pastas no início da gestão de Arnaldinho.

Certamente muito poderosa, a Semope é chefiada pela advogada Menara Cavalcante, uma técnica com perfil executivo e que acumulou prestígio interno ao ponto de hoje ser considerada por alguns o braço direito do prefeito em termos de entregas para a população.

No entanto, a ideia agora é voltar a desmembrar essa estrutura. Menara permanecerá encarregada de toda a parte relacionada à execução de obras públicas, enquanto Cael assumirá a responsabilidade sobre o planejamento e a elaboração do orçamento municipal.

O PSB chegou a cogitar indicar seu presidente municipal, Harlen da Silva, para preencher o espaço aberto ao partido no secretariado de Arnaldinho, mas, para a vaga específica que se abriu, os dirigentes entenderam que Cael tem o perfil mais adequado.

O que Cael vinha fazendo?

Em fevereiro, duas semanas após ser obrigado a deixar a presidência da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), Cael assumiu o cargo de assessor especial da Secretaria de Estado de Governo, por nomeação de Casagrande.

Desde então, ele vinha se dedicando a estruturar a autarquia estadual que vai istrar o saneamento básico na microrregião correspondente a todo o estado do Espírito Santo. A criação da autarquia é uma exigência da lei aprovada pelo Congresso Nacional em 2020 que instituiu no país o Marco Regulatório de Saneamento Básico. Cada microrregião delimitada pela mesma lei deverá ter a sua autarquia, objetivando o cumprimento das metas do Marco Regulatório. A principal delas é a universalização do o a água potável e rede de esgoto tratado em todo o país até 2033.

A Autarquia Intergovernamental da Microrregião de Águas e Esgoto do Espírito Santo foi instituída pela Lei Complementar Estadual nº 968/2021.

Em tempo: Cael foi substituído na presidência da Cesan por Munir Abud de Oliveira.

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.