Coluna Vitor Vogas
Pazolini muda secretariado e abre mais espaço ao próprio partido
Em gesto ansiado por aliados, prefeito nomeia um membro do Republicanos e um parceiro de Amaro Neto. Dois novos secretários também têm perfil técnico

Prefeito Lorenzo Pazolini: uma nova via política
No último dia 14, registrei aqui as insatisfações latentes de agentes políticos do Republicanos, partido de Lorenzo Pazolini, com a alegada “pouca participação” na gestão do prefeito de Vitória. O partido do próprio prefeito se queixava, entre outros pontos, de não ter nem sequer um representante no secretariado municipal. “Se quiser o nosso apoio eleitoral, o prefeito terá de fazer gestos ao partido”, declarou, sob anonimato, um líder estadual da sigla. “Vamos ver os ‘gestos’ de Pazolini.” Foi assim que arrematei aquela análise.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Nesta quinta-feira (20), um grande gesto foi feito por Pazolini no sentido de pacificar a relação com seu partido, abafar focos de insatisfação e trazer o Republicanos de uma vez por todas para dentro de sua istração. Conforme publicado no Diário Oficial do Município de Vitória, o primeiro escalão de Pazolini a a contar com um integrante do Republicanos e com um aliado de longa data do deputado federal Amaro Neto, um dos expoentes da sigla no Espírito Santo.
Filiado ao Republicanos, o advogado Diego Libardi Leal assume o comando da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, no lugar do interino Marcello Pinto Rodrigues. Libardi é de Cachoeiro de Itapemirim, onde reside. Após ter disputado a prefeitura da cidade do sul do Estado pelo DEM em 2020, foi candidato a deputado federal pelo Republicanos no ano ado, tendo obtido 18.784 votos.
Já a Secretaria de Esportes e Lazer a a ser chefiada pelo jornalista e advogado Rodrigo Wernersbach Ronchi. Ele substitui no cargo o ex-vereador Sandro Parrini, que se torna assessor especial da Secretaria de Governo.
Embora sem filiação partidária, Ronchi é amicíssimo e antigo colega de profissão de Amaro Neto, além de cultivar excelente relação com o atual presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, e com o ex-ocupante do cargo Roberto Carneiro.
Em 2017, no último governo Paulo Hartung (2015-2018), quando Roberto Carneiro assumiu a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, Ronchi tornou-se subsecretário istrativo da pasta. Em 2018, chegou a ser secretário estadual de Esportes interinamente, por cerca de dois meses.
Os dois novos secretários têm formação, experiência e currículo técnico (veja abaixo). Mas, para além de suas credenciais, a escolha dos nomes é interpretada, inclusive dentro do Republicanos, como aquele gesto apaziguador tão aguardado e citado no início deste texto.
O timing das nomeações também não deixa dúvida quanto a isso: elas chegam após uma série de reuniões de Erick Musso com Pazolini e com o secretário municipal de Governo, Aridelmo Teixeira (Novo), para aparar as arestas.
Nas últimas duas semanas, o dirigente partidário praticamente bateu ponto no gabinete do prefeito. Na última quinta-feira (13), o próprio Amaro acompanhou Erick numa dessas reuniões com o prefeito e Aridelmo na prefeitura, justamente a fim de afinar o coreto.
O prefeito, aparentemente, buscou conciliar o imperativo político de agradar ao próprio partido neste momento com os pré-requisitos necessários para o preenchimento dos cargos. Ou seja, procurou atender aos apelos e às indicações do Republicanos, mas sem nomear qualquer um, tentando combinar os critérios técnicos com os partidários.
Diego Libardi
“Aceitei o desafio proposto pelo prefeito Pazolini”, afirma o novo secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho. “Tive uma conversa direta com o prefeito. O fato de eu estar no partido contribui na questão da confiança, mas creio que minha nomeação não foi vinculada a uma questão partidária. Chego com minha experiência e minha qualificação, com o compromisso de fazer as entregas que o prefeito quer fazer e com vontade de dar intensidade à gestão. É focar aqui para entregar resultados.”
Especialista em Direito Empresarial, Libardi estava exercendo a advocacia em seu escritório próprio até aceitar o convite de Pazolini.
Ele é formado em Direito pela FDCI, tem pós-graduação em Gestão Pública e Ambiental pela Faveni e está fazendo mestrado em Direitos e Negócios Internacionais na Uneatlantico. De 2005 a 2008, ocupou diversos cargos na Prefeitura de Cachoeiro, na última istração de Roberto Valadão (MDB). Em Marataízes, foi chefe de gabinete e secretário municipal de Meio Ambiente na istração do Dr. Jander. Entre 2019 e 2020, foi superintendente do Ibama no Espírito Santo.
Em 2020, disputou a Prefeitura de Cachoeiro pelo DEM, com o apoio do deputado estadual Theodorico Ferraço (hoje no PP). No início de 2022, a convite de Erick Musso e Roberto Carneiro, filiou-se ao Republicanos e compôs a chapa do partido para deputado federal, mas não conseguiu se eleger.
Aos 39 anos, ele prefere não comentar se pode ser candidato novamente a prefeito de sua cidade. “Meu foco agora é no novo desafio.”
Rodrigo Ronchi
O novo secretário de Esportes e Lazer de Vitória é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faesa e em Direito pela Unesc, tem pós-graduação em Direito Processual Público pela Candido Mendes e é mestre em Direito Constitucional pela FDV. Também tem curso de istração Esportiva pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Na istração de Pazolini, ele já havia exercido dois cargos desde 2021. Primeiro, foi secretário executivo da Secretaria Municipal de Saúde e depois se tornou assessor adjunto de gabinete na mesma pasta.
Como registrado acima, entre 2017 e 2018, Ronchi foi subsecretário istrativo e secretário interino de Esportes no Governo do Estado.
Sem renegar os laços de amizade que o unem a Amaro, Erick e Roberto Carneiro, o novo secretário não confirma ter sido uma indicação do Republicanos ou do deputado federal.
“Não posso te falar isso porque quem conduz essas questões é o Erick. Amaro é meu amigo há mais de 25 anos. Também tenho amizade muito grande com o Erick e o Roberto Carneiro. Mas, como o convite veio da gestão, acredito que o bom trabalho que desenvolvi na Secretaria de Saúde tenha chamado a atenção positivamente e me levado a ser remanejado. Na Secretaria de Esportes, tudo será feito muito alinhado com as diretrizes do prefeito”, adianta Ronchi.
Nota oficial da Prefeitura
A assessoria do prefeito Lorenzo Pazolini emitiu a seguinte nota sobre as substituições:
A Prefeitura de Vitória agradece o empenho, dedicação e trabalho prestados pelo Secretário de Esportes e Lazer, Sandro Parrini, e subsecretário e Secretário interino de Cidadania e Direitos Humanos, Marcello Rodrigues.
Assumem a partir de agora as pastas, Rodrigo Ronchi (Esportes e Lazer – Semesp) e Diego Libardi (Cidadania e Direitos Humanos – Semcid).
Ambos os cargos são de confiança, de livre nomeação e exoneração, além de atenderem critérios técnicos, conforme constam nos currículos de ambos.
