fbpx

Bem-estar

Brasil tem mais de 15 milhões de diabéticos

A doença acomete principalmente mulheres. Falta de atividade física e maus hábitos alimentares aumentam as chances de adquirir o problema

Publicado

em

diabetes

Diabetes. Foto: Tesa Robbins / Pixabay

Nesta segunda-feira (26) é o Dia Nacional do Diabetes. A data acende um alerta: o expressivo crescimento no número de casos de diabetes, tanto globalmente como em nosso país.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Atlas da International Diabetes Federation aponta para um cenário alarmante. A projeção é de que, até 2030, mais de 640 milhões de indivíduos ao redor do mundo sejam diagnosticados com diabetes, o que representa 11,3% da população mundial. Em outras palavras, um em cada dez indivíduos será acometido pela doença. Se a tendência atual se mantiver, esse índice deverá atingir 12,2% em 2045, totalizando 783 milhões de pessoas.

A realidade do Brasil reflete as estimativas. Cerca de 15,7 milhões de pessoas sofrem com o problema. E detalhe, 30% desse total – aproximadamente 5 milhões de indivíduos – desconhecem a própria condição. A dificuldade de diagnóstico revela um dos grandes desafios que o Brasil enfrenta no controle dessa doença, que demanda cuidados contínuos e tratamento adequado.

“Na maioria das vezes o diabetes não apresenta sintomas. Quando a pessoa começa a perceber algumas alterações ela já está com glicose acima de 250 / 300”, explicou a endocrinologista Gisele Lorenzoni.

A médica ainda reforçou, que no Brasil, a doença acomete principalmente as mulheres. Os maus hábitos alimentares estão entre os principais fatores para o surgimento do problema. “O ganho de peso provocado por pelo consumo de certos alimentos em excesso aumenta ainda mais o risco o paciente contrair diabetes”, explicou.

Prevenção

E será que é possível evitar o surgimento do diabetes? Segundo Gisele quando falamos em diabetes tipo 1 não é possível prevenir. Mas hábitos saudáveis são aliados na hora de proteger a saúde contra o diabetes tipo 2. “Neste caso, é possível prevenir mantendo alimentação saudável, atividade físicas, consulta regular ao médico – principalmente se tem familiar de primeiro grau com a doença”.

Ainda de acordo com a endocrinologista quando falamos em diabetes tipo 1, não existe forma
Quando os sintomas, prostração, cansaço, perda de peso, muito xixi ao longo do dia, visão turva, começa a acordar várias vezes a noite