fbpx

Últimas Notícias

Vitória e Cariacica iniciam vacinação de crianças neste sábado

As vagas serão destinadas a crianças do grupo prioritário definido pelo governo do Estado

Publicado

em

Coronavac será testada em crianças e adolescentes no Espírito Santo. Foto: Pixnio

Vacina para criança. Foto: Pixnio

Vitória e Cariacica anunciaram a abertura de agendamento para vacinação de crianças de cinco a 11 anos. As vagas serão destinadas a crianças do grupo prioritário definido pelo governo do Estado. O primeiro lote da vacina da Pfizer chegou ao Espírito Santo na tarde desta sexta-feira (14). Ao todo, 24.100 doses desembarcaram em um voo da Latam no Aeroporto de Vitória às 13h50.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

VITÓRIA

Vitória vai disponibilizar 1.750 vagas no site da prefeitura e no aplicativo Vitória Online. O agendamento pode ser realizado nesta sexta-feira (14), a partir das 19 horas. A vacinação ocorre neste sábado (15) no Maanaim Vitória, Igreja Batista em Jardim da Penha e Unidade de Saúde Santo André, das 12 às 18 horas.

De acordo com a Resolução CIB 011/22, poderão ser vacinadas:

Crianças de 05 a 11 anos com comorbidades

– Entre as principais comorbidades estão: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, doença neurológica crônica, doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down, cirrose hepática.

Crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente

– Define-se pessoa com deficiência permanente a que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. O grupo prioritário contempla as pessoas com as seguintes deficiências permanentes:

– Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;

– Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo;
– Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar, mesmo com uso de óculos;
– Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
– No momento da vacinação deve ser apresentado laudo médico com a descrição da comorbidade e/ou deficiência, caderneta de vacinação, certidão de nascimento ou identidade, F ou Cartão Nacional de Saúde.

Crianças com 11 anos (11 anos, 11 meses e 29 dias)

No momento da vacinação deve ser apresentada a caderneta de vacinação, certidão de nascimento ou identidade, F ou Cartão Nacional de Saúde.

A criança deverá estar acompanhada dos pais ou responsável legal.

CARIACICA

Cariacica começa neste sábado (15) a aplicação de vacinas contra a covid-19 em crianças.  Serão disponibilizadas 1.000 vagas. A vacinação será feita somente mediante agendamento no site Vacina e Confia. A imunização acontecerá no Colégio Lusíadas, em Campo Grande, e na Unidade Básica de Saúde de Nova Rosa da Penha, das 13h às 16h30.

A vacina aplicada será a Pfizer/Corminaty de uso pediátrico. Os pais e responsáveis devem observar o frasco da vacina, que é na cor laranja. Os vacinadores também deverão informar sobre a vacina e a dosagem que será istrada.

De acordo com a resolução do Ministério da Saúde, serão istradas duas doses para este público, com intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda doses. A vacina contra a covid-19 não deverá ser istrada em paralelo com outro imunizante do calendário vacinal infantil. A recomendação é que seja dado um prazo de 15 dias para aplicação de outras vacinas.

No momento da vacinação, a criança deverá estar, obrigatoriamente, acompanhada de um dos pais ou de seu responsável legal.

Para realizar o agendamento da criança, o pai ou responsável legal deverá fazer cadastro no site Vacina e Confia, entrar na aba “Dependente” e incluir o nome.