Últimas Notícias
2ª dose: ES vai aplicar vacinas da Pfizer em quem tomou AstraZeneca
Além de autorizar a substituição das vacinas, o intervalo de aplicação entre a primeira e segunda doses foi reduzido para 8 semanas

Sesa autoriza aplicação de vacinas da Pfizer para quem recebeu AstraZeneca. Foto: FreePik
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, autorizou o uso de imunizantes da Pfizer na aplicação da segunda dose para pessoas que receberam na primeira imunização vacinas da AstraZeneca. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (18) em suas redes sociais.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
> Espírito Santo deve receber 1,8 milhões de doses da Pfizer até dezembro
A medida, segundo Fernandes, a a valer a partir desta terça (19) e tem como objetivo suprir a falta de vacinas da AstraZeneca.
Além de autorizar a substituição das vacinas, o intervalo entre as aplicações também foi reduzido. Antes, o tempo de espera entre a primeira e segunda da AstraZeneca era de 10 semanas. Agora será de apenas 8 semanas, como já ocorria no caso da Pfizer.
Ainda de acordo com o secretário, apesar da estratégia anunciada para enfrentar a falta de imunizantes, o governo do Estado já solicitou ao Ministério da Saúde o envio adicional de 140 mil doses da AstraZeneca.
A partir de amanhã estará autorizado o uso da D2 heteróloga no Estado do Espírito Santo devido a ampla disponibilidade das vacinas da #Pfizer e falta de vacinas da #AstraZeneca.
Prazo de 8 semanas para ambas.
Solicitamos ao MS envio adicional de 140.000 doses da #AstraZeneca. https://t.co/aHnYEZNevr
— Nésio Fernandes (@dr_nesio) October 19, 2021
Confira o pronunciamento do Secretário da Saúde sobre o assunto
