Últimas Notícias
Saiba quem deve tomar a 4ª dose da vacina contra a covid no ES
De acordo com resolução do Ministério da Saúde, a quarta dose deve ser aplicada apenas em pessoas imunossuprimidas

Quarta dose está sendo avaliada. Foto: Pexels/Nataliya Vaitkevich
Inicialmente prevista para ser aplicada em duas doses, ou única, em um ano de aplicação no Brasil a vacina da covid-19 já ganhou uma dose de reforço e segue agora para a aplicação de uma quarta dose.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Mas, para quem de fato já foi autorizada a aplicação da quarta dose? De acordo com resolução do Ministério da Saúde publicada em dezembro, a quarta dose deve ser aplicada apenas em pessoas imunossuprimidas, quatro meses depois que esse público recebeu a terceira dose.
Imunossuprimidos são pessoas com imunodeficiência primária grave; pessoas que estão fazendo quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras; e pessoas vivendo com HIV/aids, entre outras.
Nesta quarta-feira (9), o Ministério da Saúde também indicou a quarta dose para adolescentes de 12 a 17 anos também com quadro de imunossupressão. O reforço para o público adolescente com imunossupressão deve ser feito obrigatoriamente com a vacina da Pfizer, segundo o ministério.
A decisão foi baseada em estudos científicos que mostram uma redução na efetividade dos imunizantes a partir de quatro meses após a conclusão do ciclo vacinal e na necessidade de reforçar a imunidade em grupos que são mais vulneráveis aos casos graves da covid-19.
Idosos
A discussão sobre a aplicação da quarta dose em idosos ganhou força com o avanço de variantes como a Ômicron, que elevou o número de casos e mortes em 2022.
Em coletiva nesta semana, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, disse que a pandemia continua impactando em óbitos, principalmente os idosos, que representam aproximadamente 70% das mortes desta quarta expansão da doença. Isso tem mobilizado o estudo para que o reforço adicional anual da vacina em idosos já seja aplicado.
O Ministério da Saúde está avaliando adotar a quarta dose de vacina contra covid-19 para idosos a partir de 60 ou 70 anos. Mas alguns estados já se adiantaram a anunciaram a aplicação do reforço adicional, como São Paulo e Mato Grosso. No Espírito Santo, a 4ª dose de vacina em idosos pode ser definida nesta semana.
Em relação ao restante da população, o ministério ainda não tem uma posição consensual e aguarda os estudos sobre a necessidade ou não de uma segunda geração de vacinas para definir o programa de imunização deste ano.
Dose anual
Para a epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Ethel Maciel, a aplicação da quarta dose para a população em geral está caminhando para ser a dose anual contra a covid-19, antecedendo o período de outono/inverno, que é normalmente quando se toma o imunizante contra a influenza.
“Acredito que a quarta dose deve vir como primeira dose de reforço anual e a gente espera que as próximas sejam renovadas para as novas variantes. Acredito que elas já devem estar disponíveis até o final do ano, que é quando começa também o inverno no hemisfério norte”, afirmou Ethel.
A professora ressalta ainda que é preciso ampliar a cobertura vacinal com a terceira dose no Brasil e também no mundo, para que possamos sair da condição de pandemia e entrar em endemia. “Não vamos nos livrar do vírus, mas os indicadores vão estar dentro de uma parâmetro que será aceitável”, ressaltou.
Quem se enquadra como imunossuprimido?
• Pessoas com imunodeficiência primária grave;
• quem faz quimioterapia para câncer;
• transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras; e
• pessoas vivendo com HIV/aids, entre outras.
