Últimas Notícias
Número de leitos de covid ocupados no ES pode triplicar, diz secretário
Em tom de alerta, Nésio Fernandes disse que se todos se “oferecerem” ao vírus, em poucas semanas haverá um “desastre epidemiológico”

Secretário Nesio Fernandes. Foto: Sesa/Divulgação
As festas de fim de ano chegaram ao fim e 2022 começou com um alerta sobre a importância de se manter o combate ao novo coronavírus. Neste domingo (2), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, falou sobre a variante Ômicron e os riscos de uma nova expansão da doença que podem até mesmo triplicar o número de internações em UTIs pela covid-19.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Ok, a variante Ômicron é menos virulenta provocando menos quadros de doença grave. ‘Menos’ não é o menos que ‘não provoca’. Se todo mundo se oferecer ao vírus ao mesmo tempo, em poucas ‘semanas epidemiológicas’, teremos uma nova fase deste ‘desastre epidemiológico’”, iniciou o secretário.
De acordo com Fernandes, no ado o Espírito Santo já chegou a quase 2 mil pacientes internados com o covid-19. No domingo, enquanto publicava a mensagem em suas redes sociais, o número era de 161 leitos de UTI ocupados na rede pública. Nesta segunda (3) já são 164.
“Risco de ter uma nova onda como foram as anteriores? Acho que é baixo, mas o impacto de duplicar ou até triplicar a ocupação atual de UTIs e com uma proporção maior de internações em enfermeiras, acredito ser um cenário possível. Com a tristeza do impacto nas idades pediátricas”, frisou o secretário.
Para Nésio, a principal estratégia para impedir que esse cenário se concretize é ampliar a vacinação, tanto daqueles que estão com doses em atraso quanto aqueles que ainda não se imunizaram.
Precisamos avançar rapidamente na primeira quinzena de janeiro na D2 dos atrasados e na D3 em todos os que estão aptos, nestes podemos reduzir radicalmente o impacto da ômicron.
As vacinas funcionam, só que precisam chegar no ombro de todos e no tempo certo da 2ª e da 3ª doses.
— Nésio Fernandes (@dr_nesio) January 2, 2022
Por fim, o secretário Nésio Fernandes ressaltou que o Estado possui mais de 300 pontos de testagem “ociosos” e que mais de 1,5 milhões de testes serão disponibilizados para livre demanda ao longo do mês de janeiro.
Existe um cenário de risco incrementado, temos sobreposições de doenças e uma nova variante. Vacine-se, use máscaras, evite as aglomerações, principalmente a dos ambientes cheios e fechados e com pessoas sem máscaras.
🚨Diante de qualquer sintoma: isole-se e procure a testagem!
— Nésio Fernandes (@dr_nesio) January 2, 2022
