fbpx

Últimas Notícias

Janeiro tem recorde de testes positivos para covid no Espírito Santo

Dos 440 mil testes realizados ao longo do mês, 49% foram positivos de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde

Publicado

em

O mês de janeiro bateu o recorde de casos registrados de Covid-19 desde o início da pandemia, com mais de 216 mil registros no Espírito Santo. O número é três vezes maior do contabilizado em março de 2021, mês em que o estado havia alcançado o recorde anteriormente. Esse aumento é reflexo da circulação da ômicron, mais contagiosa que as outras variantes do coronavírus.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Foram praticamente metade dos testes de Covid-19 realizados no Espírito Santo em janeiro que tiveram resultado positivo. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 49% dos exames foram positivos em mais de 440 mil testes realizados ao longo do mês. Mesmo atingindo recorde de casos, a proporção de casos graves decorrentes da Covid-19, que podem levar a óbito, foi pequena se comparada a outros momentos da pandemia no estado.

Em abril de 2021, momento em que o estado enfrentava o auge das internações em UTIs, o Espírito Santo contabilizou 2.086 mortes por Covid-19. Em janeiro de 2022, o número foi reduzido a 193 mortes, principalmente devido à vacinação.

No entanto, mesmo que o número seja 10 vezes menor se comparado àquele registrado em abril, ainda é preciso ficar alerta quanto ao comportamento da pandemia. Só no último dia de janeiro, o estado contabilizou 34 mortes, um número alto se comparado a outros dias do mês, que contabilizava, em média, 9 mortes diárias. A previsão da Secretaria Estadual de Saúde é de ampliar o número de leitos de UTI, que está com a ocupação atual de 80%.

O aumento de casos em todo o estado ainda dificultou a realização de outros procedimentos de saúde, como a realização de cirurgias eletivas, que estão suspensas por 14 dias na rede pública e particular do estado.

Além disso, só no mês de janeiro, mais de 9.000 profissionais da saúde infectados com o coronavírus foram afastados de suas funções, o que impossibilitou a realização dos procedimentos eletivos e desfalcou as equipes para o tratamento de pacientes com a Covid-19.

Pontos de testagem na Grande Vitória

Vitória

  • Aeroporto de Vitória: 24h. Agendamento on-line e livre demanda para ageiros.
  • Hospital Estadual Central: todos os dias, de 13h às 18h. Agendamento online.
  • Rodoviária de Vitória: segunda à sexta, 8h às 16h. Agendamento on-live e livre demanda.
  • Ufes: segunda à sexta, 8h às 16h. Agendamento on-line e livre demanda para o público interno.

Vila Velha

  • Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes): segunda a sexta-feira, de 8h às 11h e 13h às 16h. Agendamento on-line.
  • Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba): segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30h 12h30 às 15h30. Agendamento on-line.
  • Terminal de Itaparica: segunda a sexta-feira, das 12h às 20h. Livre demanda.

Cariacica

  • Centro de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES): segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Agendamento on-line e livre demanda.
  • Terminal de Jardim América: segunda a sexta-feira, das 12h às 20h. Livre demanda.

Serra

  • Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN): segunda a domingo, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 18h. Agendamento on-line.
  • Terminal de Laranjeiras: segunda a sexta-feira, de 12h às 20h. Livre demanda.

Confira outros pontos de testagem aqui.