fbpx

Últimas Notícias

Janeiro bate recorde de casos de covid confirmados desde o início da pandemia

O total já ultraou o registrado em março de 2021, o pior momento da pandemia no Espírito Santo

Publicado

em

Espírito Santo registra um óbito e 173 casos de covid-19 nas últimas 24h. Foto: Divulgação

Coronavírus. Foto: Divulgação

Ainda falta muito para janeiro acabar, mas definitivamente o mês já bateu recorde de casos confirmados no Espírito Santo desde o início da pandemia. Nesses 21 dias de 2022, o estado já registrou um total de 77.885 contaminações. O total já ultraou o registrado em março de 2021, o pior momento da pandemia no Espírito Santo, quando foram contabilizados 67.002 testes positivos. O levantamento foi feito com dados do Covid-19, atualizado nesta sexta-feira (21) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em meio à proliferação da variante ômicron do coronavírus, o Espírito Santo vivencia uma explosão no número de casos confirmados diariamente. Nesta sexta-feira (21), o estado bateu novo recorde de testes positivos em 24 horas. Foram 12.729 contaminações contabilizadas de um dia para o outro. Até então, o maior número havia sido na última segunda-feira (17), com 11.522 infecções. Há de se levar em consideração que o número de testes positivos apresenta um ligeiro aumento às segundas-feiras, justificado pela Secretaria de Estado da Saúde como uma espécie de compensação aos fins de semanas, quando há menos notificações.

De domingo (16) até esta sexta-feira (21), o estado contabilizou 51.674 novos casos. No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que os resultados foram confirmados nesta semana, porém, as amostras podem ter sido coletadas em datas anteriores. Quando esses dados são distribuídos no Covid-19, eles são contabilizados na data da coleta da amostra, ou seja, datas anteriores. Uma vez que alguns testes o resultado demora a ser divulgado.

A média móvel do número de casos confirmados teve um salto de 821 infecções por dia para 4.895. Um aumento de 495,25% nos últimos 14 dias. Até então, a maior média móvel registrada no Covid-19 é desta quinta-feira (20), com 8.884 casos registrados em 24 horas. Esse é o maior número desde o início da pandemia da covid-19 no Espírito Santo.

Com o avanço da vacinação contra o coronavírus, as mortes não seguiram a curva crescente do número de casos. De domingo (16) até esta sexta-feira (21), o estado registrou 42 mortes em decorrência da doença. A média móvel teve um aumento de 55%. Há 14 dias, eram confirmadas cerca de 2,86 óbitos por dia. Hoje, esse número aumentou para 4,43. A maioria das mortes confirmadas são de pessoas com mais de 60 anos.