fbpx

Últimas Notícias

Em 10 dias, número de casos de covid já é superior a outubro no ES

O surgimento de uma nova subvariante da Ômicron, a BQ.1, e a pouca adesão às doses de reforço das vacinas dispararam o número de casos confirmados

Publicado

em

Teste para covid-19. Foto: Pixabay

Teste para covid-19. Foto: Pixabay

A redução dos casos de covid-19 nos últimos meses deixou a sensação de que a pandemia era coisa do ado. Mas o surgimento de uma nova subvariante da Ômicron, a BQ.1, e a pouca adesão às doses de reforço das vacinas dispararam o número de casos confirmados. O número de testes positivos nos 10 primeiros dias de novembro já é superior ao registrado em todo o mês de outubro, o que acendeu o alerta.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em todo o mês de outubro, o Espírito Santo confirmou um total de 717 testes para o coronavírus. No mesmo período, seis pessoas perderam a vida em decorrência das complicações da doença. Já nos 10 primeiros dias de novembro, o estado contabilizou 830 casos da covid-19. Apesar do aumento na transmissão, até a tarde desta quinta-feira, o Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não registrou nenhum óbito.

Vale lembrar que desde agosto, o Espírito Santo vinha registrando queda sustentada no número de casos, mortes e internações. De julho para agosto, o estado reduziu em 90% o número de confirmações da doença, caindo de 76.740 para 7.561 casos. Em todo o mês de setembro, foram contabilizados 895 testes positivos, e 717 no mês de outubro. Neste início de novembro, o reflexo desse aumento já foi notado na média móvel de casos.

O Espírito Santo registrou um aumento de 149% na média móvel de novos casos de covid-19 em relação a 14 dias, segundo dados atualizados nesta quarta-feira (9) no Covid-19. Nesta quarta-feira, a média móvel de novos casos registrados por dia nos últimos 17 dias chegou a 67, contra 27 em 27 de outubro. Por outro lado, o número de óbitos continua em queda, se observado o mesmo período, a média móvel é 0,07 óbitos por dia. Nos últimos sete dias não foram registradas mortes.

Nos hospitais públicos, o número de internação continua estável, uma vez que o Covid-1 mostra que há 10 pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) e não há nenhum paciente em leitos de enfermaria. Neste momento, o estado reserva para pacientes com covid-19: 32 leitos de UTI e 6 leitos de enfermaria. Lembrando que, se necessário, o governo do Estado pode reverter para 1.098 UTIs e 1.099 leitos de enfermaria em todo o Espírito Santo.