fbpx

Últimas Notícias

Covid: casos no ES crescem, mas ocupação de leitos, não

Atualmente, o Espírito Santo conta atualmente com 384 leitos de tratamento intensivo, mas esse número pode aumentar para 1.098

Publicado

em

UTI no Hospital Dório Silva, na Serra. Foto: Divulgação/Sesa

UTI no Hospital Dório Silva, na Serra. Foto: Divulgação/Sesa

O Espírito Santo viveu uma explosão de contaminações com o coronavírus no início deste ano. No entanto, a ocupação de leitos hospitalares não acompanhou o ritmo crescente e segue sem pressão nos hospitais estaduais. Das 384 UTIs disponíveis para pacientes com covid-19, 309 estão em uso (80,47%). Atualmente, o Espírito Santo conta atualmente com 384 leitos de tratamento intensivo, mas esse número pode aumentar para 1.098. Se contasse com o total de leitos ampliados, a ocupação seria de 28,14%. Os dados são da tarde desta terça-feira (18) do Covid-19, atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A ocupação potencial de leitos leva em consideração o número de vagas já existentes para tratamento intensivo de pacientes infectados pela doença e a capacidade de ampliação destas vagas. No total, o Espírito Santo possui 239 leitos de enfermaria destinados à pacientes diagnosticados com o coronavírus, mas tem potencial para aumentar para 1.099. O percentual de ocupação dos leitos está em 69,87%, com 197 pessoas internadas. Caso todos os leitos da ampliação estivessem disponíveis, o índice seria de 15,20%.

Essa nova fase da expansão da covid-19, em decorrência do predomínio da ômicron, aumentou a busca por atendimento nas unidades básicas de saúde dos municípios. Apenas em Vitória, na última segunda-feira (17) foram realizados 603 atendimentos nas Unidades de Saúde da Praia do Suá, Maria Ortiz, Santo Antônio, Maruípe, Conquista e Jardim Camburi.

A busca por teste para identificar o coronavírus também tem sobrecarregado o sistema de saúde municipal e estadual. Em decorrência da alta demanda, municípios como a capital, am a disponibilizar diariamente agendamento online para a realização do teste rápido durante a semana.