Últimas Notícias
Grande Vitória abre agendamento para vacinação de crianças
As 24 mil primeiras doses da vacina chegaram ao Espírito Santo na tarde da última sexta-feira (14)

Vacina em crianças . Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Municípios da Grande Vitória dão continuidade à vacinação contra covid-19 em crianças entre cinco e 11 anos. Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha vão abrir agendamento para essa faixa etária ainda nesta semana.
As 24 mil primeiras doses da vacina chegaram ao Espírito Santo na tarde da última sexta-feira (14). Em Vitória e Cariacica, a imunização já começou no sábado (15). Agora os municípios abrem novo agendamento.
A Serra inicia o agendamento da vacinação desta faixa etária nesta segunda-feira (17). As vagas serão disponibilizadas às 18 horas, no site da prefeitura. A vacinação acontece nesta quarta (19), quinta (20) e sexta-feira (21).
Em Vila Velha, o agendamento está previsto para ser disponibilizado no site da prefeitura, na próxima quarta-feira (19), às 15 horas. Entretanto, só será aberto se as vacinas já estiverem no município. A vacinação será realizada na quinta e sexta-feira (20 e 21 de janeiro), no Tartarugão e na Unidade de Saúde de Vila Nova.
CARIACICA
Em Cariacica, o agendamento poderá ser feito nesta segunda-feira (17), às 14 horas, no site Vacina e Confia. Serão disponibilizadas 1.900 vagas para crianças de 5 a 11 anos.
Para realizar o agendamento da criança, o pai ou responsável legal deverá fazer cadastro no site Vacina e Confia, entrar na aba “Dependente” e incluir o nome. Clique aqui para fazer o cadastro e o agendamento. No momento da vacinação, a criança deverá estar, obrigatoriamente, acompanhada de um dos pais ou de seu responsável legal.
SERRA
A Serra inicia o agendamento da vacinação desta faixa etária nesta segunda-feira (17). As vagas serão disponibilizadas às 18 horas, no site da prefeitura. A vacinação acontece nesta quarta (19), quinta (20) e sexta-feira (21).
É preciso que a criança esteja acompanhada por maior ou responsável, além de apresentar documento pessoal, F ou cartão do SUS. Ah! O cartão de vacina sempre será bem-vindo, também. Para aqueles que irão desacompanhados, é obrigatória a apresentação por escrito de uma declaração do maior responsável autorizando a vacinação. Caso contrário, a criança não será vacinada.
No caso de deficiência ou comorbidade, assim como já acontece com os adultos, também é necessária a apresentação do laudo médico, por escrito. O documento ficará retido pela equipe de imunização.
A Pfizer Pediátrica não poderá ser istrada concomitantemente com outras vacinas. Caso a criança tenha sido vacinada recentemente, é necessário aguardar o intervalo de 15 dias, para receber a primeira dose da Pfizer Pediátrica.
VITÓRIA
Vitória abre, nesta terça-feira (18), às 10 horas, 400 vagas no site da prefeitura e aplicativo Vitória Online. As doses serão destinadas a crianças com comorbidades e/ou com deficiência permanente e crianças com 11 anos. A vacinação acontece nesta quarta-feira (19) no Manaim Vitória.
No momento da vacinação, deve ser apresentado laudo médico com a descrição da comorbidade e/ou deficiência, caderneta de vacinação, certidão de nascimento ou identidade, F ou Cartão Nacional de Saúde. As crianças sem comorbidades ou deficiência devem apresentar caderneta de vacinação, certidão de nascimento ou identidade, F ou Cartão Nacional de Saúde. A criança deverá estar acompanhada dos pais ou responsável legal.
Regras para vacinação de crianças
Na última sexta-feira (14), foi publicado no Diário Oficial do Espírito Santo e assinada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, uma resolução que estabelece regras para a vacinação de crianças. As principais normas são:
– A vacina Comirnaty Covid-19 não deverá ser istrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, por precaução, sendo recomendado um intervalo de 15 dias
– Crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose, devem permanecer com a dose pediátrica da vacina Comirnaty
– O intervalo entre a primeira e segunda dose para este público deverá ser de oito semanas, considerando que estudos em adultos demonstraram que há uma melhor resposta imunológica, com maiores títulos de anticorpos neutralizantes, em intervalos superiores a três semanas
– O imunizante a ser aplicado estará contido em um frasco na cor laranja, contendo a cada dose 10 mcg da vacina contra a Covid-19, Comirnaty (Pfizer/Wyeth)
– A vacinação deverá ser realizada em ambiente acolhedor e seguro para essa população
– Os profissionais de saúde, antes da aplicação da vacina, devem informar ao responsável que acompanha a criança que se trata da vacina contra a Covid-19 em frasco na cor laranja, os principais sintomas e reações esperados após a vacinação, bem como seja mostrada a seringa a ser utilizada (1mL) e o volume a ser aplicado (0,2mL)
Ordem de prioridade
A vacinação também deve seguir a seguinte ordem de prioridade:
– Indígenas e quilombolas (cinco a 11 anos)
– Crianças com deficiências permanentes
– Crianças com comorbidades com laudo médico
– Crianças com 11 anos
