fbpx

Últimas Notícias

Covid-19: Espírito Santo está há nove dias sem óbitos

O estado vivencia o período com o menor número de óbitos e casos confirmados desde o início da pandemia, segundo o subsecretaria Reblin

Publicado

em

Coronavírus; covid-19. Foto: FreePik

Coronavírus; covid-19. Foto: FreePik

O Espírito Santo completou, nesta quarta-feira (21), nove dias sem mortes causadas por complicações da covid-19. O estado vivencia o período com o menor número de óbitos e casos confirmados desde o início da pandemia, em março de 2020, segundo o subsecretaria de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Covid-19, atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mostra que estado apresentou uma redução de 54% no número de casos conhecidos, sendo que a média móvel dos últimos 14 dias é de 27 testes positivos por dia. No mesmo período, a média de óbitos é de 0,29 vítimas por dia.

“Observe que a média móvel de casos dos últimos 7 dias é de 26 casos confirmados e a de 14 dias é de 26. Isso mostra que não tem crescimento nem a médio e nem curto prazo. E para confirmar esse dado, a taxa de positividade no Laboratório Central (Lacen-ES) é 0,9, quando a cada 100 amostras analisadas, 0,9 são positivas”, explica o subsecretário.

Até esta quarta-feira, o estado tem um total de 1.2015.084 casos e 14.815 mortes em decorrência da covid-19. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 14 novos casos e uma morte, sendo que a vítima veio a óbito em julho deste ano.

Para o subsecretário, “se não for registrado o surgimento de nenhuma nova variante preocupante no mundo”, a tendência é a Organização Mundial da Saúde (OMS) transformar a classificação da covid-19 de pandemia para endemia, o que significa que a doença será tratada como permanente. É quando a doença acontece com muita frequência em algum local.

“Com tudo isso, reforçamos o chamamento para a vacinação contra o coronavírus que está disponível em todo o Espírito Santo. Vamos receber em breve a Coronavac para continuar vacinando crianças de 3 a 4 anos. Também aguardamos a chegada da Pfizer para crianças entre seis meses e quatro anos de idade”, alerta Reblin.

A orientação é que as pessoas adotem máscara em caso de sintomas gripais e façam o teste. Ainda é a melhor maneira de prevenção. Na última semana, o Laboratório Central (Lacen-ES) realizou 7.730 testes. De acordo com Reblin, a importância da testagem também é para a identificação de possíveis novas variantes e monitorar a circular do vírus.