Últimas Notícias
Agendamento para teste de covid-19 acaba em 2 minutos em Vitória
A rapidez com que o agendamento terminou despertou críticas dos moradores da capital, já que muitas pessoas buscam por agendamento de teste
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com a circulação da ômicron – variante mais transmissível do coronavírus – capixabas têm enfrentado dificuldades para fazer o teste da covid-19. Na tarde desta segunda-feira (24), o agendamento para teste do coronavírus acabou em pouco mais de 2 minutos no site da Prefeitura de Vitória. Diariamente, são disponibilizadas 380 vagas. A rapidez com que o agendamento terminou despertou críticas dos moradores da capital, já que cada vez mais pessoas continuam buscando pelos testes.
Minutos antes do horário em que os agendamentos seriam abertos, às 14h55, a reportagem do Portal ES360 abriu o site da Prefeitura de Vitória. Nós tentamos realizar o agendamento, mas em apenas dois minutos já não restavam mais nenhuma vaga.
Questionada, a Prefeitura de Vitória disse que tem investido de forma intensa na assistência às pessoas com sintomas respiratórios no município. Além da ampliação do funcionamento de segunda a segunda, e feriados, de seis unidades de saúde, das 7 às 19 horas, a capital investe na testagem contra a covid-19, mesmo em um momento delicado, no qual a iniciativa privada encontra dificuldades para testar os pacientes.
No final de 2021, em dezembro, eram realizados cerca de 280 testes diariamente em Vitória. Atualmente, são 1.250 testes disponibilizados por dia, sendo que um terço deles são feitos por meio do agendamento online. Os demais são oferecidos após avaliação do profissional de saúde nas unidades do município. De segunda a sexta-feira, às 15 horas, são disponibilizadas vagas para a população geral. Já para realização do RT-PCR, o paciente é encaminhado pelo serviço de saúde para o Centro de Testagem, na Ilha de Santa Maria, que funciona todos os dias da semana, inclusive finais de semana.
Em Vila Velha não foi muito diferente. O município abre diariamente 1.330 vagas para agendamento de teste da covid-19. Nesta segunda-feira, em menos de 10 minutos eles já estavam esgotadas em todas as unidade de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde disse que, para atender a alta demanda, já ampliou de oito para 11 as Unidades de Saúde que realizam o teste por agendamento. Não houve resposta sobre a possibilidade de ampliação da oferta de testes.
Longas filas têm sido registradas diariamente no sistema público e privado. Muitos pessoas com sintomas acabam ficando expostos e vulneráveis para tentar ser atendidas. O site da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem apresentado lentidão e faltam vagas para agendamento. Na tarde desta segunda-feira, todos os locais de testagem em Vitória não contavam mais com horários disponíveis para terça-feira (25) e quarta-feira (26). Há vagas apenas na unidade móvel da Unimed no Parque Moscoso.
Para ampliar a capacidade, a Unimed em parceria com o governo do Estado, disponilizou uma unidade móvel de testagem para o coronavírus a partir desta segunda-feira (24), às 10 horas, no Parque Moscoso, em Vitória. O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, também teve um reforço para a testagem desde o último sábado (22). O local ou a ofertar até 1.200 testes por dia. No entanto, consultado no site, não há agendamento para os próximos dias.
Média móvel casos
O Covid-19 mostra que a média móvel do número de casos teve um aumento de 521,02%. Há 14 dias, o estado registrava uma média de 958 testes positivos por dia. Hoje, esse número saltou para 5.952 infectados diários.
