TV Capixaba
Medicamento único para HIV deve chegar ao SUS neste ano
Previsão é de que o comprimido seja disponibilizado entre setembro e dezembro. Nova pílula poderá substituir outros remédios
A evolução no tratamento para pessoas portadoras do HIV segue proporcionando cada vez mais qualidade de vida para esse público. Com previsão de chegar ao SUS até o final deste ano, o medicamento Dovato, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2021, está em fase final de licitação para que comece a chegar aos estoques dos estados Brasil afora. Esse medicamento é uma pílula única que poderá substituir vários outros comprimidos.
Essa mudança deve promover uma qualidade de vida ainda maior para os pacientes que convivem com o vírus. Incorporar o Dovato ao SUS é considerado um grande avanço, pois além de ser uma medicação altamente eficaz, com raros efeitos colaterais. A infectologista Ana Carolina D’ettores explica a importância dessa novidade.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“O HIV é um vírus que infecta as pessoas principalmente por via sexual […]. A pessoa ela é infectada, depois que infecta, o vírus atinge umas células do sistema imunológico e quanto replica para sair e infectar mais, ele mata, então a pessoa vai progressivamente perdendo a imunidade. A pessoa pode viver dessa forma sem manifestar nada por anos 10 anos sem apresentar nada. Se você não testa, você não vai saber. Mas existe um momento que a imunidade cai tanto que fica vulnerável a outras infecções e aí você fica doente. Quando fica doente, a gente chama de AIDS. Não é todo mundo que vive com HIV que chega a AIDS”, detalha.
