TV Capixaba
Como a reforma tributária pode afetar o setor de serviços?
Empresas e profissionais autônomos dessas áreas estão preocupados com um possível aumento no impostos que podem atrapalhar os serviços prestados a população
A Reforma Tributária ainda é um assunto que gera muita polêmica. Um desses motivos é para saber como ela irá afetar os setores de serviço, como turismo, saúde, educação, tecnologia, advocacia e outros tipos de trabalho. Empresas e profissionais autônomos dessas áreas estão preocupados com um possível aumento nos impostos que podem atrapalhar os serviços prestados à população.
Inicialmente, a ideia é de que a reforma seja implementada aos poucos, por volta de oito anos, para conseguir equilibrar as diferenças atuais para os novos modelos de tarifa. Entretanto, os setores já percebem que podem ser afetados por conta da mão de obra que precisam para sobreviver. O vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado, Roberto Schulz, explica os impactos dessas mudanças.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Um dentista, ele tem um secretária, e a remuneração é praticamente dele. O custo dele de insumos é muito pequeno em relação ao que fatura então, se ele for pagar 25%, será os 25% em cima da receita dele. Isso é muito pesado e claro, você vai ter que rear esse custo para o preço, e acaba tendo um aumento de inflação e um aumento de preço generalizado”, ressalta.
