TV Capixaba
CLT e PJ: qual regime é mais vantajoso para o trabalhador e para a empresa?
CLT sempre foi a categoria mais escolhida, porém, o mercado de trabalho tem visto uma grande mudança social e profissional
A decisão de trabalhar pela CLT, com carteira assinada, ou como pessoa jurídica ainda causa muitas dúvidas, tanto para empregadores quanto para empregados. Afinal, qual regime de contrato de trabalho compensa mais? A CLT sempre foi a categoria mais escolhida, porém, o mercado de trabalho tem visto uma grande mudança social e profissional, como consequência da pandemia.
O profissional precisa escolher entre ter uma segurança maior, no caso da CLT, em que irá gerar o décimo terceiro, férias, seguro desemprego e FGTS, ou uma autonomia maior no trabalho, com a PJ, em questão de flexibilidade e prestação de serviço.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Dependendo da modalidade de emprego, não é vantajoso para a empresa contratar a PJ. Isso porque quando acontece um acidente dentro de uma empresa, o empregador pode ser responsável por pagar todos os benefícios que o INSS pagaria.
Quanto aos cuidados que a PJ precisa fazer para proteger os direitos, é interessante pagar uma previdência a parte para uma aposentadoria futura. O advogado Guilherme Machado explica as diferenças, vantagens e desvantagens de cada um.
Veja outros destaques do EStúdio 360
> Obras de macrodrenagem no ES: em que pé estão?
> Piloto de drone usa as redes sociais para divulgar o ES “lá de cima”
> Confusão no Kleber Andrade e os destaques do esporte com Ferreira Neto
