Solidariedade
Artista capixaba pede ajuda para levar obras para o Museu do Louvre
Raquel Falk conta com a solidariedade dos capixabas
A cada ano, novos talentos capixabas são descobertos com reconhecimento não só fora do estado, mas em todo o mundo. Desta vez, foi a artista plástica Raquel Falk. Ela recebeu o convite para expor suas obras no Museu do Louvre, na França. Mas o valor para o transporte da arte e os custos da viagem não estão inclusos, por isso, a artista conta com a solidariedade de quem puder ajudar com doações e com o lucro de leilões de suas obras.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Raquel conta que é de família humilde, mas que a arte e a cultura sempre estiveram presentes em sua vida. Desde muito cedo, ainda aos 11 anos, descobriu o talento para o desenho. Aos 17 anos, a jovem começou a trabalhar, pintava painéis de aniversários para lojas de festas – em uma época que tudo ainda era feito à mão, quando sequer existia a sublimação. Os anos aram e a vocação a levou a cursar Artes Plásticas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
> Pintura em aquarela muda mente e corpo de pintora capixaba
“A vida me levou para a educação. Eu acabei me tornando professora. Os anos se aram, eu me perdi um pouco de mim, entre profissão, ser dona de casa, mãe de três filhos. Me vi pesando 102 quilos e meus filhos sendo criados por cuidadoras. Foi então que eu resolvi tirar licença na prefeitura e ei a me dedicar a minha família e minha arte. E então surgiu minhas obras do estudo pomerano, que foram expostas em Santa Leopoldina em 2019 e em Vitória em 2020”, lembra Raquel.
Com inúmeras artes em aquarela publicadas em suas redes sociais, a artista conta: “recebi um convite surpreendente para participar da exposição Le Carrousel du Louvre, em outubro de 2022 no Louvre em Paris”. E não para por aí não. Ainda para este ano, veio o convite para expor em uma galeria da Espanha.
Para participar da exposição, Raquel precisa arcar com o alto custo, que envolve o envio de suas obras, documentações necessárias, a galeria que irá representá-lo e todo o custo da viagem, para isso, tem feito leilões de suas obras. “Para levar adiante esse projeto estou em busca de colaboradores que me ajudem na realização desse sonho”, disse a artista. A meta inicial é atingir o valor de R$ 9 mil. Caso você queira ajudar, pode fazer a sua doação para o Piay @raquel.falk. Você também pode segui-la nas redes sociais e participar do leilão das telas.
