fbpx

Política

Governadores se articulam para comprar vacinas em conjunto

Em entrevista ao UOL, Renato Casagrande informou que 18 governadores visitarão nesta terça a União Química, representante da Sputnik V no país

Publicado

em

Dezoito governadores brasileiros visitarão nesta terça-feira (2), em Brasília, a sede da União Química, empresa representante da vacina Sputnik V no país. O grupo trabalha em conjunto para a compra coletiva de imunizantes contra a covid-19 e também se articula para um encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Eles pretendem conscientizar o Congresso sobre a necessidade de ree de verbas aos governos estaduais, para o custeio de leitos de UTI durante o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Ao colunista do UOL, Josias de Souza, Casagrande explicou que a união entre os governadores não se trata de um consórcio para a aquisição de vacinas. “Nossa ideia é comprar cotas proporcionais à população de cada estado. Nenhum estado comprará mais do que o equivalente ao percentual de sua população. Sempre que compartamos, haverá uma distribuição equitativa de doses. E cada Estado pagará a sua cota, fazendo um contrato com o laboratório”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Além do capixaba, estão confirmados nessa visita os governadores do Distrito Federal, Piaí, Rio Grande do Sul, Goiás, Amapá, Minas Gerais, Santa Catarina, paraná, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Pará, Rio grande do Norte e Rio de Janeiro. João Dória, governador de São Paulo, não estará presente no encontro. Porém, segundo Casagrande, ele já sinalizou que participará da compra coletiva de vacinas.

Além da União Química, o grupo ainda dialoga com os embaixadores da China, da Índia e da Rússia. “O embaixador da Rússia inclusive estará conosco nessa visita à união Química. por intermédios dos embaixadores, estamos marcando reuniões com os laboratórios. Só vamos comprar o que estiver certificado com a Anvisa ou outro órgão certificador de reconhecimento internacional”, disse Casagrande.

Encontro com o presidente da Câmara

Na última semana de fevereiro, o governador capixaba se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para pedir um esforço coletivo do Congresso no Plano Nacional de Imunização contra a covid-19. Nesta terça, Casagrande e outros 17 governadores repetirão o pedido ao presidente da Câmara, Arthur Lira, ressaltando também a necessidade de ampliar os rees da Saúde aos Estados, para o credenciamento de novos leitos de UTIs.

“A demanda por leitos de UTI é forte, a necessidade de recursos financeiros para podermos dar conta da abertura desses leitos é grande. Sem o governo federal, as coisas ficam mais difíceis. Seria mais adequado que tivéssemos uma coordenação nacional. Estamos tentando amenizar e compensar isso com uma participação mais forte do Congresso Nacional”, defendeu Casagrande ao colunista.

Além do pedido, os governadores ainda discutirão sobre a importância de fomentar um movimento nacional que contribua para a implementação das orientações científicas. “O presidente da República não nos ajuda. Se os presidente da Câmara e do Senado se manifestarem nessa direção, a gente se fortalece. Precisamos sair dessa guerra. Então, é mais do que verba. Precisamos de alinhamento político em torno de uma concepção científica para o enfrentamento da crise”, frisou o capixaba.