Olhar 360º
Eclipse lunar: onde será visível o fenômeno nesta quarta-feira?
A fase total será mais difícil de assistir devido à luminosidade e por causa do próprio curso do fenômeno

Eclipse lunar total. Foto: Pixabay
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Esta quarta-feira (26) será especial. No início da manhã, o primeiro eclipse lunar total de 2021 será visível em alguns pontos do Brasil – quando Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta faz sombra sobre o satélite. No entanto, a fase total será mais difícil de assistir devido à luminosidade e por causa do próprio curso do fenômeno.
Para ver o eclipse, você terá que fazer o galo cantar mais cedo e pular da cama. A fase total desse eclipse será de curta duração, de cerca de 15 minutos. O melhor lugar para visualizá-lo será do leste da Austrália, da Nova Zelândia e das Ilhas Pacíficas. Já aqui no Brasil, só a fase parcial do eclipse poderá ser vista, a partir das 6h45 (horário de Brasília).
O Gaturamo Observatório Astronômico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ressaltou que apenas os moradores do extremo oeste e da região sul do país poderão ver o início do eclipse. Entre as capitais onde poderá ser observado estão Manaus, Campo Grande, Curitiba e Porto Alegre. Já a Lua Cheia Perigeana – conhecida como superlua – poderá ser contemplada no Espírito Santo se o tempo estiver limpo.
Alguns observatórios do mundo transmitirão o eclipse lunar em tempo real, como o Griffith, em Los Angeles (EUA) e o Lowell, no Arizona (EUA), o projeto Telescópio Virtual, que reúne diversos telescópios robóticos online, e a própria plataforma Time and Date. Talvez seja a melhor maneira de um brasileiro acompanhar o fenômeno.
