Mundo
Com avanço de casos e variante do vírus, Inglaterra tem lockdown
O Reino Unido tem o sexto maior número de mortos do mundo e é um dos mais atingidos economicamente com a crise da covid-19
A Inglaterra, submetida, assim como o resto do Reino Unido, a uma nova onda de coronavírus, alimentada por uma cepa mais contagiosa, entrará em um terceiro confinamento total que incluirá o fechamento de escolas, anunciou o primeiro-ministro Boris Johnson nesta segunda-feira, 4.
Diante do “risco de que os serviços de saúde fiquem sobrecarregados”, os habitantes serão obrigados a ficar em casa, exceto para questões básicas, a partir de quarta-feira e pelo menos até meados de fevereiro, disse ele.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Com a maior parte do país já sob medidas extremas, é claro que precisamos fazer mais juntos para colocar essa nova variante sob controle”, disse o premiê em discurso na televisão. Johnson não deu prazo para o fim das restrições, apesar de indicar que, caso a vacinação consiga atingir um bom número de pessoas, elas podem ser suspensas em meados de fevereiro.
O Reino Unido tem o sexto maior número de mortos do mundo e é um dos mais atingidos economicamente com a crise da covid-19. Mais de 75 mil pessoas morreram vítimas da doença no país. Duas novas variantes do coronavírus estão complicando a resposta contra a covid-19 e o Reino Unido tem registrado novos picos diários de casos.
Primeiro país a istrar a vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech, há quase um mês, o Reino Unido está priorizando a aplicação de uma primeira dose de vacinas para o maior número possível de pessoas em vez de dar as segundas doses.
Alguns especialistas dizem que estão preocupados com essa abordagem.
Cientistas britânicos expressaram preocupação com o fato de que as vacinas que estão sendo lançadas podem não proteger contra uma nova variante do coronavírus que surgiu na África do Sul e tem se espalhado internacionalmente.
O parlamento britânico será convocado na quarta-feira para debater as medidas de lockdown. A Escócia havia anunciado pouco antes um bloqueio total a partir da meia-noite e durante todo o mês de janeiro.
Fonte: CNN e Money Times
