Mundo Pet
ONG Vira Lata, Vira Luxo participa de feira de adoção neste sábado
Atualmente o abrigo conta com 64 cachorrinhos e outros oito estão em lares temporários que estarão disponíveis para adoção

Feira de adoção do Vira Lata, Vira Luxo. Foto: Divulgação
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Lucilene de Aquino Gomes Mattos não resiste quando vê os olhinhos carentes dos cachorros abandonados nas ruas. Ela e pelos menos outras oito pessoas também trabalham nessa causa e são voluntárias ativas na ONG Vira Lata, Vira Luxo. Atualmente, o abrigo conta com 64 cachorrinhos e outros oito estão em lares temporários. No próximo sábado (26), acontece a feira de adoção no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, das 10h às 16h.
A protetora conta que, no início da pandemia do novo coronavírus, a felicidade em ver os animais sendo adotados tomou conta dos voluntários da organização. No entanto, durou muito pouco tempo para as devoluções começarem. “Mesmo sendo muito rigoroso com a adoção, acontece de alguns devolverem o animal. E os motivos são vários: ‘arrumei emprego’, ‘chora muito’, ‘faz xixi em tudo’, ‘destrói as coisas’. Tem quem devolve depois de um ano”, conta Lucielene.

A Chloe vai estar disponível para adoção na feira do Vira Lata, Vira Luxo. Foto: Divulgação
Ainda segundo a protetora, no mês ado, os voluntários resgataram um cachorro com tumor transmissível em Jacaraípe, na Serra. Como o animal estava com uma doença transmissível, não podia ir para o abrigo, então uma moradora se prontificou em cuidar. A ONG enviou tudo que era necessário, como medicamentos e ração. Dias depois, uma pessoa avisou os voluntários que a mulher precisou viajar e soltou o cachorro na rua novamente, mesmo ainda doente.
“Nós ficamos desesperados e nos mobilizamos para encontrar o cachorrinho, que chamamos de Porto. Ainda bem que um rapaz viu ele e o segurou até que a gente chegasse lá. É impressionante, a pessoa se compromete com o abrigo e depois faz isso. As pessoas acham que é só dar para o abrigo, mas nós atuamos graças às doações. Sofremos juntos com os animais por não conseguirmos resgatar todos”, comenta a protetora.
A Vira Lata, Vira Luxo preza a adoção consciente e responsável. Quem quiser adotar um amiguinho de quatro patas para dar um lar digno e cheio de amor, pode comparecer à feira de adoção no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha. Caso a pessoa não tenha condições de levar para casa um cachorrinho, mas queira ajudar, é possível realizar transferência por meio do Piay @viralataviraluxo. A ONG também utiliza as redes sociais para divulgar os animais que estão para adoção, fazer campanhas e também mostrar os resgates feitos.
Ver essa foto no Instagram
