Esportes
Governo busca empresas para conceder o Kleber Andrade
Fase de sondagem do mercado foi iniciada pelo Estado em busca de parceiros para gerir o estádio e aumentar rentabilidade do espaço

Estado quer parceria com empresas privadas para gestão do Kleber Andrade. Foto: Chico Guedes
O Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, que será uma das sedes do Mundial Sub-17 e que costuma receber jogos de times do Rio de Janeiro, será concedido à iniciativa privada. O Governo do Espírito Santo, proprietário do estádio, incluiu a praça esportiva no Programa de Concessões e Parcerias.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
> Ingressos do Mundial Sub-17 estão à venda.
Segundo o governador Renato Casagrande, o objetivo é tornar o estádio mais útil para eventos, como shows musicais. No entanto, o novo parceiro deve respeitar o calendário esportivo. Por enquanto, a concessão está na fase de captação de interessados. Atualmente, o Kleber Andrade recebe reparos para a realização do Mundial Sub-17, que começa no dia 26 de outubro.
O governador Renato Casagrande afirmou que, com uma possível parceria ou com a concessão do Kleber Andrade, o estádio pode ter mais utilidade, como a realização de eventos e shows musicais. No entanto, ele ressaltou que o calendário esportivo deve ser respeitado pelos parceiros.
Além do estádio, o Governo do Estado está em busca de empresas interessadas em construir e istrar miniusinas solares para atendimento da demanda de energia dos órgãos públicos estaduais. Os dois projetos vão receber sondagens de mercado dentro do Programa de Concessões e Parcerias do Espírito Santo.
Com as usinas solares, o Governo Estadual pretende reduzir o custeio com energia nos órgãos públicos e incentivar a autossuficiência energética. Somente no acumulado dos últimos 12 meses, o Estado gastou cerca de R$ 57 milhões com contas de energia.
A respeito desse projeto incluído no Programa de Concessões e Parcerias, as propostas deverão apresentar a quantidade de usinas a serem construídas, além da capacidade individual e total de geração de energia.
Outros detalhes também devem ser previstos, como a possibilidade de obtenção de receitas, a geração de emprego e renda e a sustentabilidade ambiental.
