Esportes
Federação e clubes ainda não definiram suspensão do Capixabão
A aglomeração de pessoas têm sido evitada por recomendação de órgãos internacionais de saúde para reduzir a transmissão do Coronavírus

Rio Branco de Venda Nova e Desportiva jogaram com presença de público no último sábado. Foto: Cid Fernandes
Mesmo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) paralisando todos os campeonatos que organiza para impedir a propagação do novo Coronavírus, o Campeonato Capixaba ainda não teve uma definição sobre a sua continuidade. Uma reunião na quarta-feira na sede da Federação de Futebol do Espírito Santo vai bater o martelo sobre o rumo da competição.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Está marcada para iniciar no próximo final de semana a fase de quartas-de-final. No último final de semana, quando muitos estaduais pelo Brasil foram disputados com portões fechados, o Capixabão teve duelos com portões abertos e juntando até mil pessoas, como aconteceu em Venda Nova do Imigrante, na partida entre Rio Branco de Venda Nova e Desportiva.
A aglomeração de muitas pessoas têm sido evitada pelo mundo todo por recomendação de órgãos internacionais de saúde para reduzir a transmissão do Coronavírus.
Após a realização da última rodada da primeira fase, a Federação de Futebol do Espírito Santo avalia o cenário de continuidade do campeonato. As competições de categorias de base e não-profissionais já foram suspensas.
A entidade marcou uma reunião com os oito clubes que seguem no Capixabão para definir o futuro da competição a partir das quartas-de-final. Os duelos são Vitória x Estrela; Desportiva x Rio Branco; Real Noroeste x Serra e Rio Branco-VN x São Mateus.
No entanto, nos bastidores, alguns clubes trabalham para manter a competição. Isso porque muitos times contratam jogadores por tempo curto, apenas para a realização do torneio.
Com o adiamento, alguns contratos teriam que ser prorrogados e gerariam mais custos aos dirigentes.
Apesar disso, caso adote a continuidade do campeonato, o Espírito Santo será um dos poucos pontos do mundo em que ainda haverá aglomeração de pessoas em torno de atividades esportivas. Na quarta-feira serão discutidas as possibilidades de suspensão, manutenção do campeonato com e sem público.
