ES360
Viana Vacinada: 9 mil moradores agendaram a vacinação
A aplicação terá início neste domingo (8), das 8h às 17h; a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar ao menos 15 mil pessoas neste Dia D

Vacina Oxford Astrazeneca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Até a manhã desta quinta-feira (5), mais de 9 mil moradores de Viana já realizaram o processo de agendamento para vacinação em massa da segunda meia dose da vacina contra a covid-19. A aplicação terá início neste domingo (8), das 8h às 17h. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar ao menos 15 mil pessoas neste Dia D.
Iniciado em junho deste ano, o projeto de vacinação em massa Viana Vacinada faz parte de um estudo do governo do Espírito Santo e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para avaliar a eficácia de meia dose da AstraZeneca.
A cidade tem 79 mil habitantes, e 20 mil deles participaram de forma voluntária. Apenas no primeiro dia da vacinação, 14 mil foram imunizadas. Um grupo de 600 pessoas, escolhidas aleatoriamente entre os vacinados com a meia dose, foi convidado para coleta de sangue, que irá avaliar a capacidade do imunizante de produzir anticorpos contra o novo coronavírus.
A secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Jubini, frisou a importância do retorno dessas pessoas imunizadas com a primeira dose para completar o esquema vacinal. “O processo de proteção só acontece com as duas doses. A primeira serve para estimular o organismo e a segunda chega para trazer a segurança na produção dos anticorpos. Só assim vamos atingir a imunidade esperada”, explicou a secretária.
Viana é o primeiro município do estado a atingir 100% do público adulto com a primeira dose do imunizante. O Covid-19 mostra que até esta quinta-feira foram aplicadas 56.669 doses das vacinas contra o coronavírus, sendo 46.823 da primeira, o que representa 59,90% de toda a população, e 9.578 da segunda.
Doses recebidas
Na tarde desta quinta-feira (5), a Secretaria da Saúde (Sesa) realizou a entrega de mais de 6,6 mil doses da AstraZeneca ao município de Viana, que serão somadas ao estoque da cidade e destinadas às segundas doses do projeto Viana Vacinada.
As doses do imunizante foram encaminhadas à Central de Rede de Frio da Cidade, onde serão organizadas e distribuídas às 174 seções, em 20 pontos de vacinação.
Entenda o projeto
O projeto Viana Vacinada é um estudo científico denominado “Efetividade, Segurança e Imunogenicidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para covid-19”, que tem o intuito de avaliar a capacidade da meia dose da vacina Astrazeneca (Oxford/Fiocruz) reduzir o número de casos da covid-19 na cidade de Viana, região metropolitana da Grande Vitória.
A primeira meia dose foi aplicada na população vianense no dia 13 de junho, quando foram vacinados aproximadamente 15 mil cidadãos. Na época, o estudo foi estendido por mais 15 dias, para que todos tivessem a oportunidade de iniciar o processo de imunização contra a doença.
Com a execução do projeto na cidade e o empenho do governo do Estado, por meio do Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19, em garantir imunização à população capixaba, Viana alcançou a marca de 100% da população vacinada com a primeira dose.
A segunda meia dose começa a ser aplicada no próximo domingo (8), e deve ser agendada no link. Ao final da campanha, o município pode ser a primeira cidade capixaba com cobertura total de duas doses contra a covid-19.
O estudo é coordenado por equipes de pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes/EBSERH) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O projeto foi aprovado no Comitê de Ética do Hucam-Ufes, pela Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa (Conep) e será executado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Fiocruz, Hucam-Ufes, Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e Prefeitura de Viana.
