fbpx

ES360

Viana vacina com a primeira dose 80% do público-alvo

Do total de 51.393 pessoas elegíveis no município, 18.557 moradores do município participaram como voluntários do projeto “Viana Vacinada”

Publicado

em

Nésio Fernandes e Wanderson Bueno. Foto: Divulgação/Sesa

Secretário de Saúde, Nésio Fernandes, e o prefeito de Viana, Wanderson Bueno. Foto: Divulgação/Sesa

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Viana atingiu 80,52% do público alvo imunizado ao menos com a primeira dose das vacinas contra o novo coronavírus. Do total de 51.393 pessoas elegíveis no município, 18.557 moradores do município participaram como voluntários do projeto “Viana Vacinada” e 22.823 pessoas foram alcançadas com a primeira dose padrão do Programa Nacional de Imunização (PNI). Os dados foram divulgados pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, na tarde desta segunda-feira (21).

No último dia 13, teve início o projeto “Viana Vacinada”, onde moradores com idade entre 18 e 49 anos e que não fazem parte de grupos prioritários estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI) participaram como voluntários do estudo científico inédito no Brasil que vai avaliar a efetividade da aplicação de meia dose da vacina da AstraZeneca/Fiocruz em um grupo populacional. No Dia D de vacinação, foram imunizados 14 mil moradores de Viana.

“Isso (porcentagem imunizada) já representa uma cobertura vacinal de plenitude. A partir de 21 dias da primeira dose, a circulação do vírus já deve sofrer impactos da cobertura vacinal. Estamos tratando de uma dose ajustada, que teve os resultados confirmados em estudos anteriores da própria fabricante da vacina, e pela primeira vez, essa eficácia será comprovada em estudos de fase dois e três e avaliada no município de Viana”, disse Nésio.

Ainda segundo o secretário, no projeto estava previsto o prazo de doze semanas para a aplicação da segunda dose ajustada da AstraZeneca/Fiocruz. No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde resolveu antecipar para oito semanas, e aguarda a aprovação do Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Caso seja aceita a alteração, o próximo Dia D para a aplicação da segunda dose será no dia 8 de agosto.

Viana confirmou 240 óbitos em decorrência da doença desde o início da pandemia, sendo que 239 deles foram de pessoas acima de 18 anos, apenas um foi um caso em um adolescente. “Ou seja, 99,5% dos óbitos que ocorreram em Viana ocorreram na população alvo do estudo e do programa nacional de imunização. A cobertura de 80% alcançada no município já deve apresentar a partir de agosto resultados no comportamento dos óbitos e incidência dos casos”, frisou o secretário.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, agradeceu todo o apoio de todos os envolvidos no projeto “Viana Vacinada”. Disse ainda que o município vai continuar empenhado para conseguir imunizar os 20% dos moradores que faltam ser imunizados para alcançar 100% da população vacinada. O projeto continua ainda esta semana e a plataforma ainda está aberta e o munícipe interessado pode se cadastrar e fazer o agendamento. Ele garantiu que faltam ainda pouco mais de 10 mil pessoas e que existe vacina para todos.