fbpx

ES360

“Sommelier de vacina” pode parar no final da fila em Vitória

Projeto de lei que pune pessoas que querem escolher vacinas deve entrar na pauta de votação na Câmara segunda-feira

Publicado

em

Quem quiser escolher vacina contra a covid-19 em Vitória pode parar no final da fila. Um projeto de lei do vereador Anderson Goggi ( PTB) ,  que prevê  punição para os chamados “sommeliers de vacina”, deve entrar na pauta de votação na Câmara de Vereadores da capital na segunda-feira (12).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O projeto estabelece que aquelas pessoas que comparecerem as unidades básicas de saúde ou postos de vacinação e recusarem a aplicação do imunizante disponível não poderão ser vacinados até que todo o calendário do Plano Nacional de Imunização (PNI) seja cumprido. A recusa será documentada por um termo de responsabilidade, que deverá ser assinado pela pessoa ou, se ela se recusar,  por duas testemunhas no local.

“Essas pessoas, que nas redes sociais aram a ser chamadas de sommelier de vacina, atrasam o calendário de vacinação e prejudica outras naqueles casos em que a pessoa agenda a vacina, mas se recusa a tomá-la ao descobrir que não é o imunizante de sua preferência, impedindo outra pessoa de receber a vacina. É um desrespeito aos familiares dos que não tiveram a mesma oportunidade. Em um ambiente de pandemia, onde o número de mortos no Brasil já ultraa 525 mil, é absurdo”, afirma Goggi.

O vereador ressalta que o Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Imunizações e a secretaria de Estado da Saúde garantem que todas as vacinas em uso no Brasil são semelhantes em segurança e proteção para casos moderados a graves de covid-19.