fbpx

ES360

Serra estuda agendar vacinação ano a ano

Ao substituir faixa etária por uma só idade, prefeitura espera reduzir sobrecarga de os ao site, o que dificulta agendamento

Publicado

em

Pessoas com mais de 50 anos serão vacinadas contra a covid na Serra

Pessoas com mais de 35 anos estão sendo vacinadas contra a covid na Serra

O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, disse na manhã desta terça-feira (29), em entrevista à rádio Band News Espírito Santo, que a prefeitura estuda agendar a vacinação contra a covid-19 ano a ano e não mais por faixa etária. A medida tem sido adotada em outras cidades, com Rio de Janeiro e São Paulo, onde o agendamento é feito de uma só idade por dia. Por exemplo: 40 anos em um dia, 41 em outro; e não dos 40 aos 44 anos em todos os dias de agendamento.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O objetivo é reduzir o número de os simultâneos ao site de marcação, que têm provocado sobrecarga e dificuldade de agendamento pela população. Para se ter uma ideia, são cerca de 90 mil pessoas na Serra com idades entre 35 e 39 anos, o público-alvo do agendamento atual no município.

“O problema é que recebemos as doses aos poucos do Ministério da Saúde. Quanto mais baixa a faixa etária, mas pessoas podem agendar e há sobrecarga no site. Então, vamos estudar a vacinação ano a ano e, no final, fazer uma repescagem para que não conseguiu se cadastrar”, disse o prefeito.

No último domingo (27) o site da prefeitura da Serra caiu por volta das 12h30 devido ao rompimento de um cabo de fibra ótica da empresa provedora do serviço de o à internet. O agendamento de vacinação para o público entre 35 e 39 anos, que estava marcado para começar às 14h, só foi realizado a partir das 18h. Mas a página ficou instável devido ao enorme número de os: em torno de 5,6 milhões, segundo a prefeitura.

Na segunda-feira (28), outro agendamento foi aberto para o público acima de 35 anos e novamente ouve relato de pessoas com dificuldade para marcar a vacina, porque o site apresentava erro.

Vidigal também falou sobre o recebimento de doses de vacinas. “Ainda temos primeira dose para aplicação até quarta-feira, mas se não recebermos mais até lá o estoque será zerado. Já a segunda dose, fizemos reserva para garantir a aplicação em todo o público. Na semana ada, ainda tínhamos 500 doses de Coronavac em estoque.”