ES360
Secretários de Casagrande declaram apoio a Coser em Vitória
Apesar de Casagrande não ter se manifestado publicamente sobre o segundo turno na capital, secretários estão pedindo votos nas redes sociais
Apesar do governador Renato Casagrande não ter manifestado publicamente apoio no segundo turno das eleições em Vitória, disputadas entre o deputado estadual Lorenzo Pazolini (Republicanos) e o ex-prefeito João Coser (PT), três secretários do governo Casagrande declararam apoio a Coser pelas redes sociais. O petista também recebeu declaração de voto do senador Fabiano Contarato (Rede). O segundo turno será no próximo domingo (29), das 7h às 17h.
Duas das declarações de apoio foram publicadas nesta quarta-feira (25). O secretário de Saúde, Nesio Fernandes, divulgou uma foto ao lado de Coser em um igreja, dizendo que não ia falar de política, mas descreveu a foto como “tempo de fé e esperança”. Nos dias anteriores, Nesio já vinha se manifestando a respeito da campanha em Vitória, mas rebatendo argumentos do candidato Pazolini de que após a ação dos deputados em hospitais o governo teria ampliado os leitos. “O governo Casagrande fez investimentos nos hospitais desde o mês de janeiro e se preparou para enfrentar a Covid. A invasão, ao contrário, colocou vidas em risco”, justificou Nesio, em rede social.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Hoje não vou falar de política.
Vou descrever a imagem: é tempo de #fé #esperança #experiencia #TrabalhadoresDoSUScomJoãoCoser#Vitória_para_o_SUS pic.twitter.com/dPuZnmLTQD
— Nésio Fernandes de Medeiros Junior (@dr_nesio) November 25, 2020
Já o secretário de Cultura, Fabrício Noronha, optou por se manifestar pelo Instagram e Facebook, pedindo votos para Coser em Vitória. Na mensagem, ele lembrou da Estação Porto, espaço cultural que coordenou na época do governo de Coser e pediu votos a todos do setor cultural.
Quem também se manifestou pelo Facebook foi a secretária de Ciência e Tecnologia Cristina Engel. Ela compartilhou vídeos dos cantores Caetano Veloso e Zélia Duncan também pedindo votos para o candidato do PT, dizendo “Vitória não merece retrocesso” na publicação.
Retrocesso e ameaças também foram os argumentos usados pelo senador Fabiano Contarato (Rede) na manifestação de apoio a Coser. Contarato diz que o candidato tem olhar para o social e contra a desigualdade e argumenta que o projeto do oponente é baseado em comportamento fundamentalista.
Pazolini tem apoio de senador e vereadores eleitos
Outro senador que se manifestou a respeito do segundo turno foi Marcos do Val (Podemos). Ele declarou voto para Lorenzo Pazolini (Republicanos) e justificou que a escolha foi feita de forma independente “baseada nos valores que defendo e em candidatos que acredito serem os mais preparados entre as opções apresentadas, sempre defendendo a manifestação da vontade da maioria dos eleitores”.
Apesar de o deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania) ter declarado neutralidade após ficar em terceiro lugar nas urnas, seus companheiros de partido eleitos estão em campanha com Pazolini. É o caso do vereador reeleito Denninho Silva, o mais votado no último dia 15; e Luiz Emanuel Zouain, vereador também do Cidadania, que já foi secretário de Meio Ambiente do governo de Luciano Rezende e é lider do prefeito na Câmara Municipal. Retrocesso também foi um termo usado por Luiz Emanuel para declarar apoio ao candidato do Republicanos.
Na política, omissão é sinônimo de covardia. Em Vitória, o risco do retrocesso existe e o PT é a sombra ameaçadora. Assim, vou votar e apoiar o Delegado @lorenzopazolini e peço a todos que me ajudaram a ganhar essas eleições que façam o mesmo. Agora, Vitória é 10! pic.twitter.com/DN2O5ixHcz
— Luiz Emanuel Zouain (@_LuizEmanuel) November 18, 2020
Pazolini também ganhou apoio da vereadora Neuzinha, do PSDB, que também concorreu à prefeitura.
