ES360
Secretário prevê chegada de vacina da Janssen para quarta-feira
Imunizante de dose única será usado apenas nos municípios de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha
O Espírito Santo deve receber 59 mil doses da vacina da Janssen na próxima quarta-feira (16). A informação foi reada na tarde desta segunda-feira (14) pelo secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes. Nésio manteve a previsão da chegada da vacina mesmo depois de o laboratório responsável pela produção do imunizante anunciar o cancelamento da remessa prevista para chegar ao Brasil nesta terça-feira. O Ministério da Saúde confirmou o cancelamento no início da tarde. Mais tarde, o ministro Marcelo Queiroga previu para quarta-feira a chegada ao Brasil do lote de 3 milhões de doses da vacina. “Ainda não sei detalhes. Mas quarta deve chegar”, disse Queiroga. Existe a possibilidade de o lote ser dividido em três remessas, a serem entregues ao Ministério da Saúde.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Secretaria da Saúde aguarda a confirmação do envio do imunizante pelo Ministério da Saúde e preparava uma logística especial para aplicar todas as doses em um único dia. O imunizante será usado apenas nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica. A pressa se justificava porque o imunizante contra a Covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson e Johnson, chegaria ao Brasil perto do prazo de validade. As doses teriam que ser aplicadas até o dia 27 de junho para não ficarem inutilizadas. Mas logo após a entrevista coletiva dada por Nésio, a Anvisa ampliou o prazo de validade da vacina da Janssen, de três para quatro meses. No total, o governo federal adquiriu 38 milhões de doses da Janssen.
O público que poderá receber o imunizante deve seguir a continuidade da programação das faixas etárias, atualmente concentrada a partir de 50 anos no estado.
A vacina da Janssen é de apenas uma dose e possui eficácia de 85% em prevenir casos graves da covid-19. O seu armazenamento não depende de condições restritas de temperatura, como a da Pfizer.
O imunizante foi bastante utilizado nos Estados Unidos. Cerca de 3 milhões de doses chegam na próxima semana ao país através de uma antecipação do contrato do Ministério da Saúde com a Johnson & Johnson, que vai entregar ao Brasil 38 milhões de doses até dezembro.
